A França está classificada para a Copa do Mundo de 2026! A seleção francesa goleou a Ucrânia por 4 a 0, nesta quinta-feira (13), no Parque dos Príncipes, em Paris, pela penúltima rodada do grupo D.
Com direito a dois gols de Mbappé – sendo um de pênalti de cavadinha – e outros de Olise e Ekitiké, os Bleus garantiram vaga para o Mundial com antecedência.
Isso porque os comandados de Didier Deschamps chegaram aos 13 pontos, seis a mais que os ucranianos e que os islandeses, ambos com 7.
Agora, os franceses apenas cumprem tabela contra o Azerbaijão, último colocado da chave, no domingo (16). No mesmo dia, Ucrânia e Islândia fazem um duelo direto por um lugar na repescagem.
O jogo
Precisando vencer para garantir vaga no Mundial de forma antecipada, a França fez valer o favoritismo e dominou a partida durante boa parte dos 90 minutos.
Os franceses foram superiores no primeiro tempo, com 75% de posse de bola e 10 finalizações contra nenhuma dos ucranianos. No entanto, não conseguiram furar a muralha amarela e só assustaram mesmo em um chute de Barcola defendido por Trubin.
Sem conseguir marcar na etapa inicial, a seleção da casa voltou com tudo para o segundo tempo.
Aos 8 minutos, Olise foi derrubado na área por Mykhavko. O árbitro marcou pênalti após rever o lance no VAR. Mbapppé, com muita categoria, cavou, e Trubin caiu para o outro lado.
Depois de largar na frente, a França continuou em cima e colocou o goleiro ucraniano para trabalhar. Ekitiké, inclusive, ainda carimbou a trave, aos 25.
Até que aos 30, Kanté tocou para Olise bater bonito e encaminhar a vaga dos Bleus para a Copa do Mundo. E ainda deu tempo para mais.
Aos 37, Mbappé aproveitou o rebote de Trubin e fez 3 a 0. O quarto veio logo em seguida.
Dessa vez, Ekitiké tabelou com Mbappé e bateu de chapa para colocar de vez a França no Mundial.
Classificação do grupo D das eliminatórias:
-
França – 13 pontos
-
Islândia – 7 pontos (saldo de gols: 4)
-
Ucrânia – 7 pontos (saldo de gols: -3)
-
Azerbaijão – 1 ponto


