Em 2013, Fred Luz era dirigente do Flamengo e fez parte da reconstrução do clube carioca, que estava afundado em dívidas e atualmente “nada de braçadas” nas finanças no futebol brasileiro. Agora, como CEO do Corinthians, ele tem uma missão parecida no Parque São Jorge.
Falando em apresentação sobre a organização administrativa do Corinthians sobre potencial de aumento de receitas no comparativo nacional, o executivo citou a passagem que teve pela gestão de Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo. Fred Luz lembrou que “a meta” era a comparação com o clube do Parque São Jorge, que vivia um dos melhores momentos de sua história, sendo campeão da CONMEBOL Libertadores e do Mundial de Clubes. Atualmente, os cenários são opostos.
“Quando a gente olha o sonho, e é bom falar sobre isso. Lá atrás, em 2013, quando eu cheguei ao Flamengo, o sonho de consumo do Flamengo era chegar no (patamar do) Corinthians. Olha o que mudou de lá para cá. Hoje o Corinthians tem que buscar passar todo mundo”, disse Luz, citando todo o projeto desenvolvido para organização do clube como caminho a seguir.
“A gente mapeou tudo isso, a gente sabe quais são os nossos ‘gaps’. É muito simples, mas muitas vezes a gente não está conseguindo fazer o simples. A gente está exatamente nessa trilha”.
Aos 70 anos, Fred Luz ocupa o cargo de Diretor-Gerente para Esportes e entretenimento na consultoria Alvarez & Marsal, que trabalha em parceria com a gestão do Corinthians.
Fred Luz exerceu o cargo de CEO no Flamengo entre 2014 e 2018. Antes, em 2013, foi diretor de marketing do clube carioca. O presidente rubro-negro era Bandeira de Mello.