A frente fria associada ao ciclone avança no país nesta quarta-feira (20) e espalha as instabilidades sobre todos os estados da região Sul. Ainda durante a madrugada, as áreas de chuva começam a ganhar força sobre o Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte e até mesmo temporais localizados. Conforme o deslocamento do sistema, não está descartada a formação de alguma linha de instabilidade sobre Santa Catarina e o interior do Paraná.
Apesar disso, já a partir do início da tarde, as instabilidades começam a perder força nos três estados, com algumas pancadas de chuva mais expressivas apenas sobre o norte paranaense. Além da chuva, os ventos também continuam sendo destaque em toda a região.
Entre as áreas de maior atenção, a serra gaúcha e catarinense se destacam, com ventos que podem ultrapassar os 91 km/h. Nas demais áreas da metade leste gaúcha, rajadas de vento de até 90 km/h – sobretudo entre o período da manhã e tarde
No Sudeste, algumas áreas de instabilidade associadas ao deslocamento da frente fria também podem avançar sobre o estado de São Paulo. A partir do período da tarde, haverá condições para que as pancadas de chuva avancem sobre o oeste, sul e litoral paulista, não sendo descartada a ocorrência de chuva pontualmente forte seguida por raios.
Na Grande São Paulo, algumas áreas também podem contar com a ocorrência de pancadas com raios a partir da segunda metade da tarde. Apesar da chuva, outro destaque gira também em torno dos ventos, que começam a soprar ainda no período da manhã, com rajadas de até 50 km/h no interior e leste paulista. Ainda assim, boa parte do estado segue com tempo firme e seco, e o alerta para baixa umidade do ar segue nas horas mais quentes do dia entre o norte e noroeste paulista.
Entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o predomínio continua sendo de tempo aberto, com destaque para o calor que ganha força no decorrer das horas. O interior mineiro segue com umidade relativa do ar em níveis críticos na parte da tarde.
Enquanto no Centro-Oeste, o deslocamento da frente fria também deve influenciar as condições de tempo sobre parte de Mato Grosso do Sul. Ainda pela manhã, as instabilidades começam a ganhar força sobre a metade sul do estado, com risco para fortes pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento – não sendo descartada também a ocorrência de granizo isolado.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
No decorrer das horas subsequentes, essa chuva começa a se espalhar pela porção oeste e central do estado – incluindo Campo Grande –, incidindo ainda por meio de pancadas irregulares, mas que podem cair com maior intensidade. O cenário ainda é de perigo para algumas áreas entre a região central e o sul do estado, onde há risco para temporais com volumes expressivos.
Entre o norte e noroeste, pode chover de maneira isolada já no final do período da tarde. Em Mato Grosso, haverá condições para a ocorrência de algumas pancadas isoladas de chuva sobre o noroeste e sudoeste do estado, em algumas áreas pontuais e sem risco para acumulados significativos. Entre Goiás e o Distrito Federal, o destaque segue sendo o tempo firme, calor e alerta de baixa umidade do ar.
Já no Nordeste, a circulação de ventos que sopram do oceano trazendo umidade ainda pode resultar em episódios de chuva com moderada e eventual forte intensidade no litoral de Alagoas e Pernambuco. Em algumas áreas do sul da Paraíba, também pode chover de maneira isolada e com fraca intensidade. Nas demais regiões do interior e meio-norte nordestino, o tempo segue aberto, marcado pela presença do sol e bastante calor ao longo do dia. Algumas áreas entre o oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão seguem com alerta de baixa umidade do ar à tarde.
E no Norte, as instabilidades seguem concentradas entre o norte do Amazonas, Roraima e o Amapá, ainda com chance para chuva forte ao longo do dia. Algumas áreas da metade sul do Amazonas também podem contar com a ocorrência de pancadas isoladas. Já nos estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o tempo segue predominantemente aberto, sem previsão de chuva significativa, com predomínio de sol e calor ao longo do dia.