Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frente fria avança e provoca chuva forte e geada

O tempo já deve seguir estável nesta quarta-feira (6) em boa parte da região Sul. Excepcionalmente, algumas áreas entre o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, haverá condições para pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade – associados à presença de umidade e à circulação de ventos na atmosfera local. Entre o norte e noroeste gaúcho e o oeste catarinense, há risco de chuva forte localizada. A circulação de ar frio associado à massa de ar polar posicionada sobre o oceano mantém as temperaturas mais baixas durante o dia.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Ainda pela manhã, áreas da Campanha e da Serra do Sudeste Gaúcho podem contar com formação de geada. Porto Alegre/RS com tempo estável e variações de nebulosidade, sem chuva e sensação mais amena à tarde. Florianópolis e Curitiba ainda podem contar com chuviscos rápidos no decorrer das horas e a sensação de frio que persiste.

No Sudeste, conforme a frente fria avança sobre a costa, espalha as instabilidades entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Há risco para episódios de chuva mais forte acompanhada por raios no interior do fluminense e sul capixaba. Ainda chove também no litoral de São Paulo, com caráter persistente e variando entre fraca e moderada intensidade.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Na região de Peruíbe (SP), haverá potencial para volumes mais expressivos. Por outro lado, em algumas áreas do interior paulista – sobretudo no norte e noroeste do estado –, o ar seco ainda prevalece no decorrer das horas e mantém o alerta para baixa umidade do ar. Em Minas Gerais, pode chover também de maneira localizada entre o sul, Zona da Mata e Vales – em decorrência da entrada de umidade do oceano. Nas demais regiões interioranas, predomínio de tempo firme e alerta de baixa URA à tarde.

Enquanto no Centro-Oeste, todos os três estados e o Distrito Federal seguem com predomínio de sol e ar seco, determinando a condição de tempo firme e estimulando o alerta de baixa URA à tarde. Entre GO e nordeste de MT, há potencial para que os índices fiquem abaixo de 20%. Apesar disso, as capitais Campo Grande e Cuiabá não devem entrar na área de atenção para umidade do ar baixa.

Já no Nordeste, a circulação de ventos marítimos vai continuar impulsionando a formação de nuvens carregadas sobre a costa leste, com condições para pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte – com potencial para eventuais intervalos de chuva forte. Ainda pode chover de maneira isolada no litoral do Maranhão. Por outro lado, o interior nordestino segue com predomínio de tempo firme e alerta para baixa URA – sobretudo entre o oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão. No

E no Norte, as instabilidades seguem concentradas sobre o Amazonas, Roraima e Amapá, onde há risco para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade – não sendo descartados eventuais temporais localizados. Pode chover também em áreas do Acre e Rondônia próximas à divisa com o Amazonas e no litoral do Pará. No Tocantins, destaque segue sendo o tempo seco e as altas temperaturas, com alerta para baixa URA à tarde.

Compartilhe:

Veja também: