Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frente fria avança pelo país e traz risco de temporais e ventos de até 90 km/h em várias regiões

A frente fria que se formou no domingo (12) continua avançando pela costa brasileira nesta segunda-feira (13) e deve provocar chuva e ventos fortes em várias regiões do país. De acordo com a Climatempo, o sistema mantém o tempo instável principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com risco de temporais, rajadas intensas e queda de granizo em algumas áreas.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

No Sul, os núcleos de chuva ainda atuam entre Santa Catarina e Paraná, com pancadas de intensidade variável desde o início da manhã. Em regiões do interior do Paraná, como o oeste, centro, norte e leste, a chuva pode vir acompanhada de raios e trovoadas. No noroeste e norte do estado, há risco de temporais com granizo.

No Rio Grande do Sul, o tempo começa a firmar na maior parte do estado, mas cidades da Serra, Planalto e Litoral ainda podem registrar chuva isolada. Mesmo com a melhora, o ciclone que atua próximo à costa do Uruguai continua provocando ventos fortes, que podem superar 60 km/h em boa parte da metade leste gaúcha. Nas serras gaúcha e catarinense, as rajadas podem chegar a 90 km/h.

Com o deslocamento da frente fria, as instabilidades também se espalham pelo Sudeste. Em São Paulo, a chuva chega já pela manhã, com possibilidade de pancadas fortes e tempestades localizadas. Há risco de raios e ventania, principalmente na capital e no litoral, onde as rajadas podem passar dos 70 km/h — mesmo antes da chuva. Em áreas do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e regiões serranas do Rio de Janeiro, o vento pode atingir até 90 km/h.

A partir da tarde, as pancadas se intensificam em Minas Gerais e Rio de Janeiro, com potencial para temporais e granizo. À noite, a chuva avança para o sul do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, o avanço do sistema mantém o tempo instável em todos os estados e no Distrito Federal. O Mato Grosso do Sul deve ter chuva forte já pela manhã, com risco de raios e rajadas. Ao longo do dia, os temporais se espalham por Mato Grosso, Goiás e DF. Por causa da nebulosidade, as temperaturas ficam mais amenas em comparação aos últimos dias.

No Nordeste, os ventos que sopram do oceano mantêm pancadas irregulares na faixa litorânea, principalmente entre o Rio Grande do Norte e a Bahia, com chuva fraca a moderada. À noite, áreas de instabilidade podem alcançar o sul e oeste baiano. No MATOPIBA (região que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), há risco de pancadas fortes. Já no interior nordestino, o tempo segue seco e quente, com baixa umidade do ar.

Na Região Norte, a chuva pesada segue concentrada no Amazonas, Acre, sul do Pará, Tocantins e Rondônia, com chance de temporais e ventos fortes. No norte do Pará e Amapá, o tempo continua mais firme, com sol predominando ao longo do dia. Em Belém (PA), a Climatempo prevê chuva moderada por causa da umidade vinda do oceano.

Compartilhe:

Veja também: