O fim de semana será marcado por chuva intensa no litoral do Nordeste e temperaturas em elevação no Sul e Sudeste do Brasil, segundo a Climatempo.
No sábado (5), a combinação de infiltração marítima e circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera deve provocar chuvas expressivas do litoral da Bahia até Sergipe, incluindo Salvador, onde os acumulados podem ser significativos.
No Espírito Santo, a chuva ainda ocorre a qualquer hora, mas começa a enfraquecer no Rio de Janeiro e no litoral paulista, onde o tempo firme volta a predominar. Já no Norte do país, há previsão de temporais em áreas do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e Amapá.
Grande parte do Brasil terá tempo firme e sem chuva no sábado. Com o afastamento da massa de ar polar para o oceano, o frio perde força no Centro-Sul, e as temperaturas começam a subir.
Ainda assim, há possibilidade de geada isolada no início da manhã em pontos da serra gaúcha e catarinense, além da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.
Uma frente fria passa pela costa do Sul, mas provoca apenas aumento de nebulosidade no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sem chuvas significativas.
Domingo com mais chuva no Nordeste e temperaturas em alta no Centro-Oeste
No domingo (6), a frente fria avança pela costa da Região Sudeste, aumentando a nebulosidade no leste de São Paulo e provocando pancadas de chuva no litoral paulista e no litoral sul fluminense.
No Nordeste, a chuva continua intensa entre o litoral norte da Bahia e Sergipe, além de volumes moderados a fortes do litoral de Pernambuco até o Rio Grande do Norte. No interior da região, o tempo permanece seco e quente, com baixa umidade relativa do ar nos períodos mais quentes do dia.
O Centro-Oeste terá sol entre nuvens e temperaturas em elevação, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já no Sul, o litoral do Paraná terá dia mais nublado e com chuva, enquanto o restante dos estados permanece com tempo firme e temperaturas mais baixas devido à entrada de uma nova massa de ar frio. O amanhecer deve ser gelado, com possibilidade de geada em áreas de serra e planalto gaúcho e catarinense.