A chegada da nova frente fria coloca toda a região metropolitana de São Paulo em situação de risco nesta segunda-feira (22). A Climatempo alerta para a ocorrência de temporais, com chuva generalizada de intensidade moderada a forte, acompanhada por raios e rajadas de vento fortes entre 60 a 80 km/h.
O deslocamento da frente fria e o contraste nas temperaturas pode formar linhas de instabilidades, que costumam provocar ventos mais intensos e chuva volumosa em uma região maior. Por isto a Climatempo adverte que há alto potencial para queda de galhos e árvores, além de pontos de alagamentos em toda a Grande São Paulo e capital paulista, além do risco elevado para o fornecimento de energia pode ser bastante afetado.
A chegada da primavera acontece no decorrer da tarde de segunda – com equinócio às 15h19 da tarde (horário de Brasília). Esta é a primeira forte e grande frente fria que se formou no último final de semana de inverno e avança entre esta segunda (22) e a terça (23), aumentando a condição de chuva forte inclusive no interior do estado – a semana começa com alerta em Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos, Mococa, São Carlos e Campinas.
Na terça-feira (23), o risco ainda é elevado para temporais com a chuva durante o período da madrugada em toda a Grande SP e capital. Os ventos podem chegar até os 70 km/h e há risco para descargas elétricas. Até o final da manhã a chuva tende a ficar mais fraca, diminuindo até à noite, os ventos perdem intensidade conforme a frente fria e o ciclone se afastam mais.
A primeira semana de primavera será um pouco mais encoberto e nublada na cidade de São Paulo com uma queda bem acentuada nas temperaturas com máximas que não devem passar dos 17 °C entre quarta (24) e a quinta-feira (25).