Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frente fria, chuva de 100 mm e muita ventania atingirão o país nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou relatório meteorológico com a previsão de chuva e temperaturas entre esta segunda (22) e a próxima (29) para todo o país. Confira:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

No início dessa semana, a passagem de uma frente fria pela Região Sul favorece a ocorrência de tempestade no centro e norte do Paraná, com previsão de ventos intensos e queda de granizo. Contudo, ao longo da semana, a previsão indica diminuição da chuva em grande parte dos três estados, com possibilidade de precipitações apenas nos litorais catarinense e paranaense. Entretanto, ao longo do fim de semana, a chuva deve voltar a ganhar intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Sudeste

O avanço de um sistema frontal deve provocar aumento das chuvas no decorrer da semana. Os maiores volumes devem se concentrar entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais, com acumulados de até 40 mm. De acordo com o Inmet, nessas áreas existe a possibilidade de tempestades, com rajadas de vento e queda de granizo em áreas localizadas, principalmente até quarta-feira (24). Nas demais áreas da Região, tem possibilidade apenas de chuvas localizadas ao longo da semana. Com o avanço da chuva sobre o Sudeste, a umidade do ar deve aumentar em grande parte da Região.

Centro-Oeste

Assim como no Sudeste, o avanço de um sistema frontal deve favorecer a ocorrência de tempestades em parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, especialmente entre hoje (22) e quarta-feira. O volume previsto deve variar entre 10 mm e 20 mm e não se descartam chuvas fortes, rajadas de vento, raios e queda de granizo em pontos localizados. No entanto, a partir de quinta-feira (25), as condições para ocorrência de chuva devem diminuir em grande parte do Centro-Oeste, apenas com possibilidade de chuvas isoladas. Com o avanço de áreas de instabilidade, a umidade do ar deve aumentar sobre a Região ao longo da semana.

Nordeste

Ao longo da semana, o tempo deve permanecer seco e sem chuva em grande parte do interior do Nordeste, com destaque para a Bahia, Piauí, região central do Ceará e oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte. Nessas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo de 25%. Segundo o Inmet, até quarta-feira, áreas de instabilidade devem provocar chuvas isoladas sobre o sul e oeste baiano, sul do Maranhão e Piauí. A partir de quinta, as precipitações devem ganhar força entre o litoral da Bahia e Sergipe.

Norte

A combinação de alta umidade, calor e circulação dos ventos favorece áreas de instabilidade e formação de nuvens carregadas na Região Norte. Os maiores volumes de chuva são esperados entre o Amazonas e Rondônia, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 mm, especialmente em áreas do oeste do Amazonas. Já no Tocantins, sul do Pará, Acre e Roraima o volume médio de chuva não deve ultrapassar 20 mm. Entre o norte do Pará e Amapá, a previsão é de tempo seco na maioria das áreas, com possibilidade apenas de chuvas isoladas.

Temperaturas máximas e mínimas

Sul

As temperaturas máximas sofrem declínio devido a incursão de uma frente fria logo no início desta semana, onde as máximas não ultrapassam os 15°C até quarta-feira, seguido de sutil elevação até o sábado (27). As temperaturas mínimas também sofrem declínio, previstas entre 2°C e 8°C, especialmente em áreas serranas dos três estados da região. Por isso, há possibilidade de formação de geada para esta semana, especialmente entre os dias 23 e 25, sendo mais intensa nas regiões serranas.

Sudeste

As temperaturas máximas entram em declínio a partir de terça devido à incursão de uma massa de ar mais frio, e somente o norte de Minas Gerais se mantêm com temperaturas elevadas, em torno dos 30°C. Ao longo da semana as temperaturas máximas não ultrapassam os 18°C, ficando em torno dos 14°C em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo a partir do dia 24. Nas demais áreas do Sudeste, as máximas podem variar de 15°C a 20°C e as mínimas entre 5°C e 16°C.

Centro-Oeste

O Inmet enxerga indicativos de temperaturas máximas acima de 30°C em toda a Região. Os valores mais expressivos são previstos para grande parte de Mato Grosso do Sul e região sul de Mato Grosso, podendo ultrapassar os 40°C ao longo da semana.

Nordeste

As temperaturas permanecem elevadas no interior da região, com máximas que devem superar os 37°C, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e interior da Bahia. No litoral leste da região, as máximas devem variar entre 24°C e 34°C.

Norte

As temperaturas mais elevadas são previstas para os estados do Tocantins, Pará e Amapá, com máximas entre 38°C e 40°C. Conforme o Inmet, nas demais áreas, as temperaturas máximas devem variar entre 26°C e 36°C.

Compartilhe:

Veja também: