Na medida em que a frente fria começa a se afastar do continente , o tempo volta a firmar em boa parte da região Sul nesta quinta-feira (21). No decorrer do dia, o sol predomina entre algumas variações de nuvens, no entanto, as temperaturas seguem mais amenas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do Paraná. Excepcionalmente em algumas áreas da região norte e noroeste paranaense, haverá condições para pancadas de chuva isoladas no período da tarde. Ainda na região, o calor também ganha força no decorrer do dia, com máximas que devem na ordem de 30ºC à tarde.
Já no período da noite, algumas instabilidades associadas à presença de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina – e também pela atuação de um cavado em níveis mais elevados da atmosfera – podem avançar sobre a fronteira oeste gaúcha, catarinense e paranaense, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade. No Rio Grande do Sul, há risco para eventuais temporais localizados. Nas demais regiões, risco de chuva forte acompanhada por raios.
No Sudeste, o tempo segue predominantemente firme em todos os estados, com sol e calor marcando presença no decorrer do dia. Ao longo do dia, o sol e os ventos quentes que sopram do interior do continente devem favorecer o aumento significativo dos termômetros, e o período da tarde já deve contar com máximas acima dos 30ºC em boa parte dos estados. Grande SP e Grande RJ com dia de tempo firme e calor mais significativo.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Algumas cidades do norte e noroeste paulista já podem contar com temperaturas acima de 35ºC e o alerta de baixa umidade do ar segue presente – com índices abaixo de 20% durante as horas mais quentes. Áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a Região Metropolitana do Rio – também devem contar com baixa umidade do ar à tarde.
Excepcionalmente alguns municípios do oeste, sul e litoral sul paulista podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no período da tarde, em decorrência de algumas instabilidades que podem avançar do Paraná em direção ao estado.
Enquanto no Centro-Oeste, ainda pode chover em algumas áreas isoladas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, além de pontos isolados do oeste de Mato Grosso – por conta da umidade residual presente na atmosfera local. No sul de Mato Grosso do Sul, haverá potencial para pancadas fortes de chuva seguidas por raios ainda pela manhã. Nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo estável, com sol entre algumas variações de nebulosidade. O calor segue intenso em boa parte dos estados, com máximas próximas à ordem dos 40ºC na parte da tarde e umidade do ar em níveis críticos – sobretudo entre Goiás e o Distrito Federal.
A capital federal segue sem a ocorrência de chuva significativa há mais de 60 dias. As áreas de maior preocupação se concentram entre o nordeste de Mato Grosso, norte de Goiás e o Distrito Federal, onde os índices devem ficar abaixo de 12%.
Já no Nordeste, ainda teremos a entrada de umidade vinda do oceano em direção a costa leste, que deve promover a manutenção da chuva no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Há risco para temporais em Maceió. Em Aracaju, há risco de chuva forte acompanhada por raios. As pancadas de chuva acontecem ao longo do dia e intercalam com períodos de aparição do sol. Entre o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de algumas áreas do litoral sul da Bahia, também pode chover de maneira isolada ao longo do dia. No interior nordestino, continua bastante quente e com alerta para baixa umidade do ar entre o oeste da Bahia, de Pernambuco, sul do Piauí e do Maranhão.
E no Norte, a chuva segue concentrada em algumas áreas do Amazonas e no norte de Roraima, com expectativa de que as pancadas de chuva ocorram de forma irregular ao longo do dia, mas ainda com risco para chuva forte localizada. Entre o norte e litoral do Amapá, pode chover de maneira isolada e com fraca intensidade. Nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo firme, apenas com poucas variações de nebulosidade e destaque para o calor. Em Rondônia, as temperaturas já devem ultrapassar a faixa dos 35ºC à tarde