Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frente fria deverá causar geadas e tempestades no Centro-Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, neste domingo, 3, há grandes chances de ocorrerem tempestades e geadas no centro-sul do Brasil.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Baixas temperaturas também são esperadas para a região Sudeste, especialmente nas proximidades da Serra da Mantiqueira, que inclui o extremo sul de Minas Gerais, o Vale do Paraíba paulista e o sul do Rio de Janeiro.

Segundo o Inmet, as temperaturas mínimas podem chegar a 3ºC durante a madrugada, com risco de geadas pontuais capazes de causar pequenos danos à agricultura.

A projeção é de até 0ºC em algumas áreas, enquanto cidades do sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro seguirão com temperaturas abaixo dos 10ºC.

No centro-sul do país, principalmente no Mato Grosso do Sul e em boa parte da região Sul, o avanço de uma frente fria traz risco de tempestades.

O Inmet prevê chuvas moderadas nestas áreas, com volumes de até 50 milímetros em um dia, ventos que podem alcançar 60 km/h e possibilidade de granizo em 1.532 municípios.

Eles se localizam basicamente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, principalmente nas regiões oeste, sul e serrana, do Paraná, nas regiões sul e oeste, e do Mato Grosso do Sul, incluindo o Pantanal e o sudoeste.

Em alguns pontos, a chuva acumulada pode ultrapassar 100 milímetros até o fim da segunda-feira 4.

O instituto recomenda atenção, pois as condições podem causar alagamentos, quedas de energia elétrica e galhos devido aos ventos fortes, além de prejuízos nas plantações causados pelo granizo.

Leia mais: “Agosto começa com chuvas fortes no litoral do Nordeste”

Além disso, o Inmet informa que há risco de descargas elétricas e de raios durante as tempestades.

A orientação, relata o Meteored, é para que as pessoas evitem se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias e não utilizem aparelhos eletrônicos ligados à tomada enquanto durar o fenômeno.


Compartilhe:

Veja também: