A previsão para agosto em São Paulo indica a chegada de frente fria com potencial para provocar chuvas intensas e queda brusca de temperaturas. Além disso, haverá a diminuição da umidade e o aumento do risco de queimadas no interior do Estado. As informações são da Defesa Civil paulista.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A primeira frente fria chegou na semana passada, e a segunda deve se aproximar por volta do dia 27 deste mês. Apesar de ter menor potencial de chuva, será acompanhada por uma massa de ar frio que vai reduzir bruscamente as temperaturas em grande parte do Estado, inclusive no interior. As manhãs devem registrar frio mais intenso depois da passagem do sistema.
Interior de SP enfrenta índices de emergência
Mesmo com as frentes frias, o mês segue com tempo seco no interior paulista. Regiões como Itapeva, Sorocaba, Campinas, Marília, Bauru, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto, Franca, Presidente Prudente e São José do Rio Preto devem manter baixos índices de umidade, aumentando o risco de incêndios e queimadas.
Nesta terça-feira, 12, Presidente Prudente e Marília devem registrar umidade em torno de 18%. Araçatuba e São José do Rio Preto podem chegar a 13%. Em Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os índices podem atingir 11%, caracterizando situação de emergência segundo a Organização Mundial da Saúde.


Até esta quarta-feira, 13, municípios do interior devem manter níveis abaixo de 30%. A partir de quinta-feira 14, porém, um sistema próximo à costa pode elevar a umidade, mas ainda em patamar de atenção.
Classificação da umidade prevista:
- Observação – Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira: 40%; Região Metropolitana: 40%; Baixada Santista e Litoral Norte: 70%;
- Atenção – Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: 30%;
- Emergência – Presidente Prudente e Marília: 18%; Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 11%; Araçatuba e São José do Rio Preto: 13%
A Defesa Civil orienta cuidados com a saúde, como evitar exposição prolongada ao sol, aumentar a ingestão de líquidos e umidificar ambientes.
Abrigo funcionará durante frente fria
O órgão estendeu o funcionamento do Abrigo Solidário na Estação Pedro II do Metrô até a manhã desta quarta-feira, 13, devido à previsão de mínima de 9°C na capital.
O abrigo foi ativado no dia 9 e funciona das 19h às 8h. A ação é conjunta com o Metrô, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos para atender a população em situação de rua.