
Uma frente fria avança pelo Brasil nesta sexta-feira (21) e reorganiza o padrão do tempo em várias regiões. Enquanto o Sul enfrenta chuva forte, rajadas de vento e queda de temperatura, o Sudeste e o Centro-Oeste seguem com calor intenso e baixa umidade. Já Norte e Nordeste têm risco de temporais em vários estados, segundo análise da Climatempo.
Região Sul
Uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul nas primeiras horas do dia e provoca pancadas de chuva no litoral sul e no sul gaúcho entre a manhã e o início da tarde. Ao longo do dia, o sistema avança e causa chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, podendo atingir 70 km/h no litoral.
As instabilidades seguem para o nordeste do estado e o sul de Santa Catarina. No restante do Rrio Grande do Sul e da Região Sul, o tempo fica firme, com sol e temperaturas elevadas — exceto no extremo sul gaúcho, onde o clima fica mais ameno.
O vento também ganha força no noroeste do Paraná, no sul e interior catarinense e em todo o litoral do Paraná e de Santa . A umidade pode ficar abaixo de 30% no norte de Santa Catarina e em grande parte do Paraná.
Região Sudeste
O tempo permanece firme em quase todo o Sudeste, com sol forte em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais.
No norte, nordeste e noroeste mineiros, porém, há previsão de pancadas fracas a moderadas por causa da frente fria que atua na altura do sul da Bahia. No noroeste de Minas Gerais, as pancadas podem ser mais fortes.
O calor segue intenso e a umidade cai bastante. No norte e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem atingir menos de 20%, nível de alerta.
Rajadas de vento variam ao longo do dia no oeste mineiro, em boa parte de SP e no litoral entre São Paulo e sul do Espírito Santo. No Triângulo Mineiro, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Região Centro-Oeste
Calor, umidade e a influência da frente fria na Bahia formam áreas de instabilidade no Norte de Mato Grosso e Goiás. A chuva também avança para o oeste do Mato Grosso.
À tarde, as instabilidades ganham força no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso, com risco de temporais, reforçados por uma área de baixa pressão no Paraguai.
O tempo firme predomina no restante de Mato Grosso do Sul, no sudeste de Mato Grosso e na metade sul de Goiás. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% no leste e sul sul-mato-grossenses, no sul goiano e no extremo sudeste mato-grossense.
Região Nordeste
A frente fria mantém o cenário de chuva forte e risco de temporais no sul da Bahia, com acumulados elevados e situação de alerta no Recôncavo Baiano.
Instabilidades também atuam na metade sul de Maranhão e Piauí, além do oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde há possibilidade de temporais.
No restante do Nordeste, o tempo é firme e quente. Em áreas do norte do Piauí, interior do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a umidade pode ficar abaixo de 30%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o litoral e boa parte da Bahia.
Região Norte
As pancadas diminuem em Amazonas e em Roraima, mas ainda ocorrem com moderada intensidade. Acre e Rondônia seguem com chuva ao longo do dia.
No Pará, a instabilidade é mais forte, com risco de temporais no interior e no sul do estado. O Tocantins também deve registrar temporais. No Amapá, há chance de chuva na metade oeste.


