O ar frio ainda atua sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira (31) e mantém as temperaturas baixas durante a manhã. Há possibilidade de geada, especialmente em pontos mais altos da Serra do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. O dia será de sol entre nuvens nas cidades do interior gaúcho e do Paraná, e as temperaturas sobem gradativamente durante a tarde, proporcionando uma sensação mais amena. À tarde, o ar seco ganha força e favorece a queda acentuada dos índices de umidade relativa do ar entre o interior paranaense e o norte gaúcho – com risco para entrarem em níveis críticos de atenção. Próximo à costa, o mar continua agitado e ainda há alerta de ressaca entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC).
No Sudeste, quinta-feira marcada por tempo seco em praticamente toda a região. Ainda pela manhã, os termômetros seguem registrando mínimas mais baixas, e há risco de geada no extremo sul de MG. O sol predomina, as temperaturas ficam elevadas e a umidade relativa do ar pode chegar a valores abaixo de 30% em boa parte do interior paulista e mineiro. Entre o triângulo mineiro, norte e noroeste paulista, o cenário é de alerta, com índices abaixo de 20%.
Enquanto, no Centro-Oeste, o padrão atmosférico permanece semelhante, com predomínio de sol e ausência de chuva. As temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar continua baixa, exigindo atenção com a hidratação e cuidados com a saúde. Boa parte da região também deve seguir com índices dentro de limiares de alerta – abaixo de 20%.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Já no Nordeste, o avanço da frente fria sobre o oceano deve reforçar a entrada de umidade sobre o litoral da Bahia, e as pancadas de chuva persistem, com potencial para chuva forte entre a região de Porto Seguro (BA) e o Recôncavo Baiano. Em Ilhéus (BA), há risco para temporais localizados. Nas demais áreas da costa leste – entre Salvador (BA) e Natal (RN), há condição para chuva moderada. No interior da região, o cenário é oposto: predomínio de ar seco, calor e umidade baixa, com risco para ficar abaixo de 30%.
E na região Norte, as chuvas diminuem em boa parte do território e permanecem mais concentradas no Amapá, Roraima, norte do Amazonas e do Pará. As temperaturas continuam elevadas e a umidade do ar pode atingir valores abaixo de 30% em Rondônia e no Tocantins.