Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frio diminui e chuva forte pode atingir algumas regiões ; veja a previsão do tempo para hoje

Atuação da massa de ar polar associada ao sistema de alta pressão deve continuar mantendo o predomínio da condição de tempo aberto e as temperaturas mais baixas em boa parte da Região Sul neste sábado (16). No Rio Grande do Sul, ainda assim, devemos ter a circulação de umidade e algumas perturbações em níveis mais elevados da atmosfera, que devem promover a ocorrência de pancadas de chuva em alguns municípios isolados da campanha, sul e litoral gaúcho. Não estão descartados eventuais episódios de chuva forte localizada no sul gaúcho.

Entre a campanha e o litoral, pancadas de chuva fraca e isoladas. Nas demais regiões, o tempo segue firme, apenas com variações de nebulosidade. Em Santa Catarina e no Paraná, essa umidade incidente através dos ventos que vêm do oceano deve realizar a manutenção das instabilidades entre as regiões costeiras, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva com fraca a eventual moderada intensidade. No interior paranaense, o tempo segue firme e a umidade relativa do ar segue despencando à tarde, com potencial para seguir registrando níveis críticos. Entre as regiões norte e noroeste, os valores devem registrar índices de atenção, variando entre 21% e 30%.

No Sudeste, essa circulação de umidade do oceano sobre o continente também deve manter a nebulosidade e as instabilidades sobre o litoral de São Paulo, em algumas áreas costeiras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Destaque para o litoral sul paulista e capixaba, que pode contar com episódios de chuva mais significativos ao longo das horas – ainda que sejam esporádicos. Na faixa leste e região metropolitana de São Paulo, sábado de céu mais encoberto e com algumas aparições do sol. Já no interior paulista e em Minas Gerais, predomínio de tempo firme, calor e alerta de baixa umidade do ar devem marcar o dia. Entre o norte e noroeste paulista, além do triângulo mineiro, os índices podem ficar abaixo de 20% durante as horas mais quentes. Próximo à costa, o mar continua agitado, e há aviso de ressaca entre Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de até 2,5 metros.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Enquanto, no Centro-Oeste, o destaque ainda será a presença dessa área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, que impede o ingresso de umidade e a formação de nuvens – além de instabilidades – sobre a região. Ao longo do dia, o predomínio será de tempo firme e seco em praticamente todos os estados. Excepcionalmente algumas áreas do extremo norte de Mato Grosso – bem próximas à divisa com o Amazonas – podem contar com a ocorrência de algumas pancadas de chuva isoladas à tarde – em decorrência de algumas instabilidades que avançam da região norte. Nas demais regiões, sol e calor ganham força ao longo do dia, com termômetros disparando no decorrer das horas e umidade relativa do ar em níveis críticos à tarde. Em boa parte dos estados, o cenário ainda é de alerta, com índices abaixo de 20%.

Já no Nordeste, a circulação de umidade associada ao deslocamento da frente fria – ainda que o sistema esteja distante sobre o oceano – deve continuar espalhando as instabilidades sobre parte do litoral da Bahia, incluindo a região do recôncavo baiano, e as pancadas de chuva variam entre fraca a moderada intensidade e risco de chuva forte – e até mesmo temporais – em alguns intervalos. Nas demais áreas da costa leste, ainda haverá bastante influência dos ventos marítimos incidentes sobre o continente, além de algumas perturbações em níveis mais elevados da atmosfera, que devem seguir estimulando a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a eventual forte intensidade. As áreas de maior destaque percorrem o centro-leste da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, e também boa parte do Ceará. Entre o litoral do Ceará e do Maranhão, ainda há risco para eventuais episódios de chuva forte ou até mesmo temporais. Já entre o oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, tempo seco, calor e baixa umidade do ar.

E no Norte, as instabilidades devem continuar concentradas entre o Amazonas e Roraima. Destaque para a chuva mais forte entre o noroeste e norte amazonense e roraimense, não sendo descartados eventuais temporais. Acre, Rondônia e Tocantins seguem sob influência da área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, que atua sobre o interior do país e mantém o predomínio de tempo firme, bastante calor e alerta para baixa umidade do ar.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Compartilhe:

Veja também: