A previsão do tempo para esta segunda-feira, 4, mostra contrastes marcantes no clima do Brasil, com aumento das temperaturas em regiões centrais e persistência do frio no Sul. De acordo com a Climatempo, o calor ganha força no Centro-Oeste e parte do Sudeste, enquanto áreas serranas do Sul ainda enfrentam madrugadas geladas em razão de uma frente fria.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Sul, a tendência é de tempo estável e seco e de frio no começo do dia, especialmente em regiões elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessas áreas, há possibilidade de geada isolada nas primeiras horas do dia, mas o sol predomina à tarde.
Previsão do tempo para o Centro-Oeste e Sudeste: calor e tempo seco
A previsão do tempo mostra que Estados como Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e o interior de São Paulo vivem dias de calor intenso e umidade baixa. O ar seco eleva riscos de queimadas e agrava problemas respiratórios. Em Brasília, as taxas de umidade estão entre as menores do país, segundo o Climatempo.
Nas regiões Norte e Nordeste, ventos favorecem pancadas rápidas de chuva no litoral da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já no Norte, o Amazonas, Amapá e Pará registram precipitações localizadas, com céu nublado e clima abafado predominando em boa parte dos estados.
As temperaturas previstas para esta segunda-feira, 4, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), variam entre 11 °C e 33 °C nas capitais. Veja a variação nas principais capitais do país:
- Belo Horizonte: 12 °C a 22 °C
- Brasília: 12 °C a 24 °C;
- Curitiba: 12 °C a 18 °C);
- Florianópolis: 15 °C a 18 °C;
- Goiânia: 14 °C a 28 °C;
- Manaus: 24 °C a 33 °C;
- Porto Alegre: 11 °C a 14 °C;
- Rio de Janeiro: 16 °C a 27 °C;
- Salvador: 23 °C a 26 °C; e
- São Paulo: 13 °C a 24 °C.
Alerta de baixa umidade
Com a intensificação da seca e do calor no Centro-Oeste e Sudeste, aumenta o risco de incêndios florestais nessas regiões.
O Inmet expediu alerta de tempo seco para essa região. Em vigor até as 20h desta segunda, o aviso informa que a umidade relativa do ar vai variar entre entre 30% e 20%, e há “baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.


Nos próximos dias, o Climatempo projeta manutenção do tempo seco e temperaturas elevadas até quarta-feira, 6. O bloqueio atmosférico segue impedindo mudanças, apesar da previsão de uma nova frente fria se aproximar do Sul ao final da semana, sem impacto relevante nas demais regiões.
Leia também: A transição energética é uma farsa – Ricardo Felício