Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fuligem se espalha por bairros de Ponta Grossa neste domingo

Situação acende alerta para o risco de queimadas durante o período do inverno

Estação é conhecida como a mais seca do ano

Estação é conhecida como a mais seca do ano –

Quem resolveu limpar o quintal de sua residência neste domingo (06) pode ter encontrado uma surpresa desagradável. Diferentes regiões de Ponta Grossa tiveram registro de fuligem ao longo do dia. De acordo com o 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), a situação pode estar associada a incêndios em vegetação

Desde o último sábado (05), a corporação atendeu cinco ocorrências desta natureza. Os atendimentos foram feitos em áreas dos bairros Cará-Cará, Jardim Carvalho e Uvaranas. A causa dos incêndios é desconhecida, conforme o 2º BBM. 

Apesar de ser sinônimo de sujeira, a fuligem acende o alerta para o risco de queimadas durante o inverno. A estação é conhecida por ser o período mais seco do ano, com baixa umidade do ar, redução da chuva e ressecamento da vegetação. Essas características contribuem para incêndios em vegetação.

PREVENÇÃO – A técnica em Gerência de Biodiversidade do Instituto Água e Terra (IAT), Letícia Koproski, recomenda que a população evite qualquer uso de fogo em dias de vento forte, geada ou estiagem prolongada. Quanto mais tempo sem chuva, maior é a chance de o fogo se espalhar, o que coloca em risco vidas, fauna e flora. 

Entre as dicas de prevenção estão:
– Não soltar balões (mesmo os “inofensivos” balões de festa causam grandes incêndios. Eles caem acesos e podem atingir áreas de vegetação seca – vale lembrar que a prática é crime)
– Evitar fogueiras (em matas ou áreas secas são extremamente perigosas. Uma simples faísca pode se espalhar rapidamente com o vento. Prefira lanternas e outras fontes de luz seguras)
– Não jogar bituca e lixo em estradas (garrafas de plástico, bitucas de cigarro e outros resíduos podem iniciar focos de incêndio. Além de poluir, o lixo acaba por virar combustível para o fogo)
– Reportar focos de incêndio (ao avistar fumaça ou fogo, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. Agir rápido pode evitar que o fogo se alastre)
– Criar aceiros em áreas rurais (aceiros são faixas livres de vegetação ao redor de plantações e pastos. Eles funcionam como barreiras naturais contra o avanço do fogo)

Com informações da Agência Estadual de Notícias


Compartilhe:

Veja também: