Conhecido por suas críticas à música moderna, o maestro Julio Medaglia afirma que a cultura contemporânea carece de originalidade e inovação. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele afirmou que alguns rítmos musicais são fáceis de produzir. “Funk, rap e pop, por exemplo, são democráticos, porque qualquer idiota pode fazer”, diz.
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Além disso, o músico critica os festivais que surgiram depois da pandemia. Segundo ele, esses eventos não contribuíram para a música brasileira.
“Esses ‘Lollapalooza‘ da vida dão uma música enérgica, cheia de parafernália e gelo seco, para excitar a juventude”, disse Medaglia. “É uma música pré-inteligente, é tudo pancadaria, uma pauleira. É sucesso comercial, de uma gente que não tem uma linguagem diferenciada ou propostas de ideias.”
Julio Medaglia critica show de Madonna
Nem o show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, escapou do olhar crítico de Medaglia. “Aquilo ali não é música, é só show”, afirmou. “Madonna até abaixou o rabo para aquela outra cantora, Pabllo Vittar, lamber a bunda dela.”
Na mesma linha crítica, ele destacou o Prelúdio, um programa que ele criou e que está prestes a completar 20 anos na TV Cultura. Trata-se de um concurso para a revelação de novos talentos da música clássica brasileira.
Medaglia também refletiu sobre sua rica trajetória na música. Ele esteve envolvido com o grupo Música Viva e a poesia concreta. Também estudou na Alemanha, onde absorveu influências de figuras como os compositores Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen.
Maestro expressou descontentamento com uma montagem da ópera O Guarani
Recentemente, Medaglia expressou descontentamento com uma montagem da ópera O Guarani, em São Paulo. Segundo ele, a apresentação foi uma “deturpação da obra original”. A ópera se baseia no romance do escritor brasileiro do século 19 José de Alencar.
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“Pelo amor de Deus, tem de mandar prender aquele pessoal”, afirmou. “Foi uma agressão à ideia do autor. Se montarem de novo, me avise que chamo a Polícia Federal. Aquilo foi uma palhaçada.”
Por mais contundentes que sejam suas críticas, Medaglia se posiciona como um defensor da radicalidade e da autenticidade na arte. No entanto, acredita firmemente que é possível ter sucesso na indústria musical sem comprometer a integridade artística. Para isso, entretanto, o artista deve manter-se fiel a seus princípios e à busca incessante por inovação.