A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) emitiu um alerta sobre golpes nas inscrições do vestibular 2025 da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a entidade, sites falsos estão imitando a página oficial e induzindo candidatos a realizar Pix para contas fraudulentas.
Em nota divulgada na terça-feira 27, a Fuvest informou que os criminosos estão utilizando sites fraudulentos que se assemelham à página oficial para enganar os candidatos. Nesses sites, os candidatos são levados a fazer pagamentos via Pix para contas que não pertencem à fundação.
A Fuvest reitera que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial (fuvest.br) e não solicita dados por e-mail, mensagens ou telefone. “As providências jurídicas já estão sendo tomadas no sentido de mitigar a ação de criminosos e investigar responsabilidades”, diz a nota oficial.
Em maio, os golpistas também visaram o Enem, criando sites falsos que, depois da inserção do CPF do candidato, emitiam boletos fraudulentos para embolsar a taxa de inscrição de R$ 85.
Embora a página falsa do Enem já tenha sido retirada do ar, o Inep acionou a Polícia Federal.
Inscrições da Fuvest
As inscrições para o vestibular da Fuvest 2025 começaram em 19 de agosto e vão até 8 de outubro. Aqueles que não solicitaram isenção ou tiveram o pedido negado devem pagar uma taxa de R$ 211 para completar a inscrição no site oficial.
A USP oferece 8.147 vagas no vestibular da Fuvest, distribuídas em 4.888 vagas de ampla concorrência, 2.053 para egressos de escolas públicas e 1.206 para autodeclarados “pretos, pardos e indígenas”.
Adicionalmente, há 1,5 mil vagas para o Enem-USP e 1,5 mil para o Provão Paulista Seriado, distribuídas nas mesmas categorias adotadas pela Fuvest.
Se houver dúvidas, os candidatos devem utilizar o canal oficial de contato presente neste link.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste