A seleção de Gana garantiu a almejada vaga na Copa do Mundo de 2026 neste domingo (12), ao ganhar de Comores nas eliminatórias africanas por 1 a 0, com gol de Mohammed Kudus, meia-atacante do Tottenham.
Outras quatro seleções africanas já estão garantidos na Copa de 2026: Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia. Gana foi a 21ª seleção confirmada no Mundial que será disputado em Estados Unidos, México e Canadá.
Com a vitória por 1 a 0 sobre Comores neste domingo, Gana chegou aos 25 pontos, na liderança do grupo I das eliminatórias da África.
Será a quinta Copa do Mundo disputada pela seleção ganesa, sendo todas no século XXI: 2006, 2010, 2014, 2022 e agora 2026.
A melhor participação até aqui aconteceu na Copa disputada na África do Sul, em 2010, quando o time liderado por Gyan foi até as quartas de final, protagonizando o histórico lance da expulsão de Luis Suárez, que salvou um gol com a mão e levou a decisão para os pênaltis, quando o Uruguai avançou com a cavadinha decisiva de Loco Abreu.
Em 2006, na primeira participação, a seleção avançou na fase de grupos, mas caiu para o Brasil nas oitavas de final. Em 2014 e 2022, últimas duas Copas das Estrelas Negras, Gana caiu na fase de grupos, na lanterna.
As seleções garantidas na Copa de 2026
Aos poucos as seleções participantes também vão sendo conhecidas. Além dos três países-sede, 18 já carimbaram o passaporte: Argentina, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Equador, Irã, Japão, Jordânia, Nova Zelândia, Uzbequistão, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Marrocos, Egito, Argélia, Tunísia e Gana. Faltam 27 vagas para o Mundial.
Duas das seis seleções da repescagem mundial também já estão confirmadas: Bolívia e Nova Caledônia.
As seleções classificadas à Copa do Mundo:
-
Canadá
-
Estados Unidos
-
México
-
Argentina
-
Irã
-
Japão
-
Nova Zelândia
-
Jordânia
-
Uzbequistão
-
Coreia do Sul
-
Austrália
-
Brasil
-
Equador
-
Uruguai
-
Colômbia
-
Paraguai
-
Marrocos
-
Tunísia
-
Egito
-
Argélia
-
Gana