A Serra de Santa Catarina registrou temperaturas negativas nesta quarta-feira, 9. No município de São Joaquim, os termômetros marcaram -4,5°C no início da manhã. O frio intenso congelou o vidro do carro do fotógrafo Mycchel Legnaghi, conhecido como “caçador de frio”. Depois de usar água morna para derreter o gelo, ele saiu em busca da geada e a registrou em um vídeo no seu Instagram.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Morador do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, Legnaghi fotografou a vegetação coberta por cristais de gelo. O fenômeno ocorre quando a temperatura cai e o clima permanece seco durante a noite, sendo mais visível nas primeiras horas da manhã.
O fotógrafo acompanha o fenômeno há 18 anos em São Joaquim. Ele trabalhou na Secretaria de Turismo da cidade e depois fundou uma agência de fotojornalismo para divulgar imagens do clima local.
São Joaquim se destaca pelas geadas frequentes
O Vale Caminhos da Neve está localizado em São Joaquim, a cerca de 3 km do centro da cidade. O local registra mais de 100 geadas por ano, segundo a prefeitura. Em junho, foi uma das regiões que teve os primeiros registros de neve no Estado.
Com pouco mais de 60 moradores, o local ganhou notoriedade pelas imagens de Legnaghi. Segundo ele, o apelido “caçador de frio” reflete a rotina de madrugar no inverno para fotografar a paisagem branca.