O ar frio polar continua intenso no Sul do Brasil nesta quarta-feira (2), de acordo com previsão da Climatempo. As temperaturas abaixo de 0 °C poderão ocorrer novamente nos três estados. Com temperaturas muito baixas, há risco de geada generalizada no Rio Grande do Sul, na maioria das áreas de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, assim como no extremo sul e no sudoeste do Paraná.
A forte onda de frio que entrou no Sul do Brasil atua até o fim da semana, informa a Climatempo. Nesta quarta e na madrugada e manhã da quinta-feira (3), as temperaturas ainda estarão muito baixas, especialmente no Rio Grande do Sul, pois o centro da massa de ar frio, que é a região de frio mais intenso, estará passando sobre o território gaúcho.
O frio diminui no decorrer da tarde de quinta e na sexta-feira (4) quando o centro da massa de ar frio já estará sobre o oceano afastando-se da região Sul.
Possível recorde de frio em Curitiba
Com predomínio de céu nublado e o ar frio de origem polar atuando com muita força no Sul, esta quarta-feira deve ser um dia gelado para a população da grande Curitiba.
Na capital paranaense, a Climatempo prevê uma temperatura máxima de apenas 9 °C. Se isso se confirmar, a tarde de 2 de julho será a mais fria de 2025 até agora.
A onda de frio que avançou sobre o Centro-Sul causou uma queda de temperatura muito acentuada na região Sul do país no primeiro dia de julho de 2025. Os três estados voltaram a registrar temperaturas negativas.
Temperaturas abaixo de zero
Pela medição do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), do governo do Rio Grande do Sul, a menor temperatura no estado nesta terça-feira (1°) foi de -7,3°C em Santana do Livramento, no extremo sul gaúcho.
Essa foi a menor temperatura no Brasil no dia. Em Santa Catarina, a menor temperatura foi de -5,9 °C, registrada na parte mais elevada da serra catarinense, no Morro de Urupema. No Paraná, a menor temperatura foi de -0,9 °C, em Palmas, cidade tradicionalmente bastante fria no sul do estado.