Advogada, que é presidente do Conselho Municipal LGBT, lembra a importância de políticas públicas que incorporem a diversidade
Publicado: 22/08/2025, 21:57

Thaís Boamorte é conselheira da Comunidade LGBTQIAPN+ –
A conselheira da Comunidade LGBTQIAPN+ do Grupo aRede, Thaís Boamorte, lembra que o ‘boom’ da geração de emprego em Ponta Grossa também precisa ser inclusivo. Além disso, ela reforça que a instalação das novas indústrias poderá ser acompanhada de uma transformação social plena no Município – veja a reportagem especial clicando aqui.
Confira abaixo a opinião na íntegra da Thaís, que é advogada, militante, integrante do Comitê Estadual LGBT e presidente do Conselho Municipal LGBT:
“Este ciclo de crescimento industrial, com a chegada de grandes empresas e a criação de milhares de empregos, é sem dúvida um marco para Ponta Grossa. No entanto, o desafio de qualificar a mão de obra, vai além da capacitação técnica. Ele impõe à cidade uma reflexão sobre a necessidade de um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo. Para que Ponta Grossa consiga não apenas suprir a demanda industrial, mas também construir uma sociedade mais justa, é fundamental que as políticas de qualificação e contratação incorporem a diversidade como um valor central.
O sucesso desse boom industrial não pode ser medido apenas pelo número de empregos gerados ou pelo volume de investimentos. Ele será completo somente se as oportunidades se tornarem acessíveis a todos, incluindo grupos que historicamente enfrentam barreiras no mercado de trabalho, como a comunidade LGBTQIAP+ e, em especial, pessoas trans. O crescimento da cidade deve vir acompanhado de uma transformação social, garantindo que a nova prosperidade seja compartilhada por todos os seus cidadãos, promovendo dignidade e equidade“.
VÍDEO
Veja o vídeo com a opinião da conselheira da Comunidade LGBTQIAPN+ | Autor: Colaboração.
CONSELHO DA COMUNIDADE – Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.