O presidente da Fifa, Gianni Infantino divulgou uma nota oficial, nesta quarta-feira (22), após as ofensas racistas dirigidas a um jogador de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira, em duelo do Paulista Sub-12 contra o Corinthians, em São Paulo, e elogiou a atuação do árbitro ao acionar o protocolo antirracista.
O dirigente máximo do futebol mundial classificou o episódio como criminoso e ressaltou a responsabilidade do esporte na proteção das crianças e no combate firme a qualquer forma de discriminação. Segundo Infantino, a partida foi interrompida conforme prevê a campanha da entidade e medidas foram adotadas contra a autora das ofensas.
Estou enojado por saber que um jogador de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 contra o SC Corinthians Paulista em São Paulo, Brasil. (…) Eu continuarei sendo muito direto a esse respeito: o racismo e a discriminação não são apenas erros – são crimes. Todos os incidentes de racismo, seja nos estádios ou online, devem ser devidamente punidos tanto pelo futebol quanto por toda a sociedade.”
Infantino reiterou que a Fifa seguirá empenhada em ações permanentes dentro e fora de campo para garantir punição adequada a casos de racismo e fortalecer iniciativas educativas voltadas às novas gerações.
Veja o pronunciamento de Gianni Infantino:
