Marca de guitarras enviou notificação extrajudicial para que marca endossada por Donald Trump pare de replicar seus modelos; o que diz a notificação?
A Gibsonentrou com uma notificação extrajudicial contra a empresa 16 Creative, proprietária da linha de guitarras dedicadas a Donald Trump, a Trump Guitars.
A informação é da Guitar World, segundo a qual a fabricante de guitarras de 130 anos confirmou que enviou um aviso ao proprietário da Trump Guitars, “pois o design infringe as marcas registradas exclusivas da Gibson, particularmente a icônica forma do corpo Les Paul“.
Anuncada na última semana pela Truth Social, a rede social do presidente eleito dos Estados Unidos, a Trump Guitars é uma linha de instrumentos com elementos relacionados ao patriotismo americano. Entre eles, há guitarras e violões, e ainda edições limitadas, assinadas por Trump.
“Apenas 275 dessas belas guitarras serão assinadas.” Enquanto uma guitarra não assinada custa US$ 1.250, uma com a assinatura de Trump chega a US$ 10 mil. Quem procura maneiras adicionais de gastar dinheiro encontra ainda a “Presidential Series” com acabamentos em preto, dourado e vermelho.
Embora não esteja claro se Trump é dono da empresa, a Trump Guitars afirma ter a “única guitarra oficialmente endossada pelo presidente Donald J. Trump” e a página inicial mostra o presidente eleito segurando uma das guitarras.
O site também afirma que os instrumentos são “projetados e desenvolvidos sob medida por uma empresa de propriedade de veteranos com a ajuda de um mestre luthier”. Notavelmente, como aponta a Guitar World, a seção de perguntas frequentes diz que suas guitarras são fabricadas por “múltiplos fornecedores” que são “tanto nacionais quanto internacionais”, então é bastante possível que as guitarras com a bandeira americana e a imagem de uma águia careca, símbolo dos EUA, não sejam totalmente feitas no país.