Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Globoplay adere ao politicamente correto e exclui cena de Chapolin

A Globoplay aderiu ao politicamente correto e cortou parte do episódio A Guerra de Secessão, da série mexicana Chapolin Colorado. A versão editada do capítulo foi disponibilizada na plataforma nesta segunda-feira, 21.

O corte ocorreu no episódio exibido originalmente em 13 de setembro de 1974. A duração do capítulo foi reduzida de 23 para 13 minutos.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

No episódio, Roberto Gómez Bolaños, intérprete do Chapolin, utiliza maquiagem escura. O objetivo era evitar um fuzilamento durante uma narrativa ambientada na Guerra de Secessão.

YouTube videoYouTube video

Enquanto isso, outra personagem percebe uma mão coberta por luva preta e solicita a proteção do herói, que enfrenta um bandido misterioso.

Amazon Prime Video não cortou o episódio

Apesar da remoção na Globoplay, a íntegra do episódio segue disponível sem cortes na Amazon Prime Video. A plataforma de streaming não se manifestou oficialmente sobre o motivo do corte.

Pessoas que aderem ao politicamente correto afirmam que a prática de blackface, presente no quadro, é ofensiva. O episódio foi eliminado do entretenimento em diversos países ao longo das últimas décadas.

O termo blackface refere-se a uma encenação que surgiu nos Estados Unidos no século 19, em que atores brancos pintavam o rosto de preto para diversão do público branco.

O acordo entre Globoplay e Televisa Univision

A chegada dos seriados Chaves e Chapolin ao catálogo da Globoplay foi anunciada na semana passada, depois do acordo com a Televisa Univision, proprietária dos direitos das produções mexicanas.

Chaves ChapolinChaves Chapolin
Apesar de terem estreado em 1973 no México, “Chaves” e “Chapolin” seguem populares no Brasil | Fotos: Reprodução/ X

Estão disponíveis 176 episódios, sendo 88 de cada série, com opção de áudio dublado ou original em espanhol acompanhado de legendas em português.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: