A Globoplay aderiu ao politicamente correto e cortou parte do episódio A Guerra de Secessão, da série mexicana Chapolin Colorado. A versão editada do capítulo foi disponibilizada na plataforma nesta segunda-feira, 21.
O corte ocorreu no episódio exibido originalmente em 13 de setembro de 1974. A duração do capítulo foi reduzida de 23 para 13 minutos.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
No episódio, Roberto Gómez Bolaños, intérprete do Chapolin, utiliza maquiagem escura. O objetivo era evitar um fuzilamento durante uma narrativa ambientada na Guerra de Secessão.


Enquanto isso, outra personagem percebe uma mão coberta por luva preta e solicita a proteção do herói, que enfrenta um bandido misterioso.
Amazon Prime Video não cortou o episódio
Apesar da remoção na Globoplay, a íntegra do episódio segue disponível sem cortes na Amazon Prime Video. A plataforma de streaming não se manifestou oficialmente sobre o motivo do corte.
Pessoas que aderem ao politicamente correto afirmam que a prática de blackface, presente no quadro, é ofensiva. O episódio foi eliminado do entretenimento em diversos países ao longo das últimas décadas.
O termo blackface refere-se a uma encenação que surgiu nos Estados Unidos no século 19, em que atores brancos pintavam o rosto de preto para diversão do público branco.
O acordo entre Globoplay e Televisa Univision
A chegada dos seriados Chaves e Chapolin ao catálogo da Globoplay foi anunciada na semana passada, depois do acordo com a Televisa Univision, proprietária dos direitos das produções mexicanas.


Estão disponíveis 176 episódios, sendo 88 de cada série, com opção de áudio dublado ou original em espanhol acompanhado de legendas em português.