A Cooperativa Coac, referência na produção de goiaba em Carlópolis (PR), dá mais um passo para consolidar sua presença internacional. Com apoio de parceiros como Sebrae/PR, Abrafrutas, CNA e Exportare, o grupo volta a participar da Fruit Attraction Madrid, a maior feira mundial do setor hortofrutícola.
O evento será realizado a partir de amanhã (30) a 2 de outubro, na Espanha. A participação busca ampliar o mercado europeu e fortalecer a Indicação Geográfica (IG) da goiaba da região. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o trabalho começou há quase dez anos e já mostra resultados importantes.
“A gente iniciou um trabalho lá em 2015. O objetivo, na época, era trabalhar a Indicação Geográfica da goiaba de Carlópolis, organizar os produtores, buscar mercado e dar visibilidade”, explica Capello.
Agora, a estratégia é mais robusta. Parcerias fortalecidas buscam agregar valor ao produto e conquistar consumidores europeus. Um dos diferenciais é adaptar o ponto de colheita ao paladar estrangeiro.
“Queremos mudar talvez o ato de consumo de goiaba na Europa. Ela chega lá num ponto mais verde e isso a deixa mais ácida. A ideia é colocar a fruta num ponto ideal de consumo, oferecendo uma experiência mais doce e agradável”, ressalta o consultor.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Capello destaca que a iniciativa vai além da exportação.
“Tem todo um apelo de desenvolvimento regional e local. Envolve a Indicação Geográfica, o Global GAP e a melhoria das condições dos produtores de goiaba de Caiuá e da região abrangida pela IG. Estamos trabalhando juntos: Sebrae, Abrafrutas, CNA, Prefeitura e Exportare, para que o projeto ganhe novos rumos, beneficie mais pessoas, aumente o volume de exportação e, quem sabe, até o preço médio”, completa.
Fruit Attraction
A presença na feira reforça o compromisso com a inovação e o crescimento sustentável. Realizada pela Ifema Madrid e Fepex, a Fruit Attraction Madrid 2025 reunirá profissionais de toda a cadeia de frutas e vegetais. O evento fortalece o potencial das frutas brasileiras e cria novas oportunidades de negócios e networking para os produtores de Carlópolis.