Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Golaço no Brasil em Copa e mais: quem é Aboubakar, atacante que interessa São Paulo

Livre no mercado após deixar o futebol turco, Vincent Aboubakar tem conversas em andamento com o São Paulo e pode reforçar o clube brasileiro para a sequência da temporada, como antecipou a ESPN.

Aos 33 anos, o atacante camaronês nascido na capital, Yaoundé, tem carreira consolidada na Europa e se destacou, sobretudo, vestindo as camisas de Porto e Besiktas.

Aboubakar também tem história na seleção camaronesa e segue sendo figura presente por lá como um dos “medalhões” do time comandado pelo histórico zagueiro Rigobert Song.

Inclusive, foi a serviço do seu país que o veterano anotou um dos gols mais bonitos e importantes da carreira. E diante no Brasil, na Copa do Mundo de 2022. Ainda na fase de grupos, Aboubakar testou firme no contrapé de Ederson, definindo a vitória por 1 a 0 sobre a Amarelinha. No fim, ainda acabou expulso.

O atacante também foi campeão pelo seu país, levantando a Copa Africana de Nações em 2017. Em 2021, foi artilheiro da competição com oito gols, em edição que Camarões terminou em .

Em relação à carreira nos clubes, o atacante começou em Camarões, no Cotonsport, mas ficou pouco tempo por lá, já que em 2010 o Valenciennes, da França, o contratou, abrindo as portas da Europa para o camaronês.

Aboubakar ainda passou pelo Lorient na liga francesa, até que em 2014 o Porto o contratou. E o atacante viveu o melhor momento da carreira em Portugal, com o bicampeonato português (2017/18 e 2019/20).

O camaronês ainda passou um período emprestado no Besiktas, que comprou o seu passe em 2020. Na Turquia, também viveu bons momentos, com um novo bicampeonato, desta vez o turco. E foram três passagens pela equipe de Istambul, contando desde o empréstimo junto ao Porto.

‘Escanteado’ por Cristiano Ronaldo no Al Nassr

Em 2021, Aboubakar deixou a Europa e acertou com o Al Nassr, da Arábia Saudita. À época, porém, Cristiano Ronaldo ainda sequer pensava em chegar ao clube e por isso o camaronês teve uma temporada de estreia tranquila, como principal referência ofensiva do time ao lado do brasileiro Anderson Talisca.

A partir de janeiro de 2023, porém, o astro português deixou o Manchester United e se juntou ao clube saudita. Com isso, Aboubakar achou melhor ir embora, antes mesmo de Cristiano Ronaldo fazer a sua estreia no Al Nassr.

O camaronês revelou, inclusive, que conversou com CR7 antes de tomar a decisão de sair e dar início à sua terceira passagem pelo Besiktas.

“Conversamos um pouco e a opinião dele (Cristiano) foi que ele queria que eu ficasse. Eu disse que não, que iria embora por motivos familiares”, disse em entrevista ao Canal+, em 2023.

“Ele me perguntou onde estava minha família, eu disse que eles estavam na França e então eu preferia ir para a Turquia, que é mais perto… E ele me disse: ‘É melhor, se a família estiver muito longe, é mais complicado’. Eu fui firme, queria ir embora.”

Aboubakar ainda teve uma conversa com Rudi Garcia, técnico do Al Nassr naquela época, que admitiu que o camaronês perderia espaço com a chegada de Cristiano.

“Saí um pouco irritado porque não foi fácil… Quando Cristiano chegou, Rudi Garcia me chamou em seu escritório e me disse que normalmente um jogador estrangeiro teria que sair, ou eu ou Jaloliddin Masharipov (do Uzbequistão), ou o Pity (Martínez, da Argentina)”, disse.

“Eu disse a ele que já queria sair antes e, sinceramente, como o Cristiano estava vindo, meu tempo de jogo seria reduzido e era melhor eu sair.”

O camaronês então passou um ano e meio no Besiktas e depois permaneceu na Turquia, assinando com o Hatayspor. Na última temporada europeia, atuou em 28 jogos e registrou oito gols e duas assistências.

Apesar de não atuar desde abril por um clube, o atacante vem jogando pela seleção camaronesa e entrou em campo pela última vez na semana passada, na vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni, pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. Aboubakar também entra em campo nesta terça (9), contra Cabo Verde.

Próximos jogos do São Paulo:

Compartilhe:

Veja também: