O governo brasileiro emitiu uma nota de pesar em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingiram a região central do estado do Texas, nos Estados Unidos, resultando em ao menos 52 mortos, dezenas de desaparecidos e centenas de desabrigados.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou solidariedade às famílias das vítimas e à população norte-americana, destacando a necessidade urgente de medidas conjuntas para enfrentar os impactos das “mudanças climáticas”.
+ Chuvas intensas no Texas deixam 52 mortos, incluindo 15 crianças
This video of the Guadalupe was shot in Kerrville, Tx from the Center Bridge. Watch how fast these flood waters were traveling & washing everything in front of it out.
It goes from low & barley flowing to over the top of the bridge in around 35 minutes.
I sped the video up to… pic.twitter.com/NcQe4UAQBa— Clyp Keeper (@DGrayTexas45) July 6, 2025
“Ao se solidarizar com as famílias das vítimas, o governo brasileiro expressa suas condolências ao povo e ao governo norte-americanos”, escreveu a pasta. “Não há, até o momento, registro de vítimas brasileiras.”
Por fim, o Itamaraty também reafirmou que “as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional”.
🚨 BREAKING: HUNDREDS of National Guard troops are being deployed to assist with Search and Rescue operations in Central Texas amid catastrophic flooding
MANY roads are impassable.
Rescue helicopters are having a tough time flying due to continued inclement weather.
PRAY.… pic.twitter.com/66fSGgNnTw
— Nick Sortor (@nicksortor) July 5, 2025
Tragédia no Texas
As enchentes no Texas resultaram em uma tragédia, com 52 mortos confirmados, entre eles 15 crianças, e dezenas de desaparecidos, incluindo 27 meninas que estavam em um acampamento cristão nas proximidades do rio Guadalupe.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alertas sobre a possibilidade de mais chuvas intensas, o que poderia agravar ainda mais a situação nas áreas afetadas.
+ Mais chuvas previstas no Texas agravam cenário de enchentes
🚨 AMAZING NEWS: A young girl has been found ALIVE after she was swept downstream 12 MILES here in the Texas Hill Country
She was found hanging onto a tree by first responders.
Thank God! KEEP PRAYING! 🙏🏻 pic.twitter.com/JQ3litfJoR
— Nick Sortor (@nicksortor) July 5, 2025
A mobilização das autoridades norte-americanas e equipes de resgate é intensa, com a utilização de helicópteros, drones e voluntários para buscar sobreviventes e resgatar pessoas ilhadas.
O governo dos Estados Unidos, por meio de determinação do presidente Donald Trump e autoridades locais, têm trabalhado em colaboração para fornecer apoio à população atingida pelas enchentes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
My heart is broken and hurting for the people in Kerr County, Texas.
These images and videos bring me back to the morning Hurricane Helene hit us in Western North Carolina.
Nothing can prepare you for this.
My whole heart is hurting for all of you,pic.twitter.com/n5u6seDi2a
— Matt Van Swol (@matt_vanswol) July 4, 2025