
Dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga-MS), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a Aprosoja/MS, divulgados na semana passada, apontam que o plantio da soja em Mato Grosso do Sul já ultrapassou a metade para a área 2025/26. Até o momento, a operação de semeadura foi realizada em 3,26 milhões de hectares, o que representa 61,6% da área total.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
De acordo com o levantamento, a região Sul é a mais adiantada, com 68% da área já plantada, seguida pela área central, com 54,7%, e pela Norte, com 46,8%. Em comparação com o mesmo período do ciclo anterior, o avanço do plantio está 4,2 pontos percentuais abaixo, reflexo da falta de chuvas que tem afetado o ritmo das operações no campo.
Os registros históricos do Siga-MS indicam que a melhor janela de semeadura se encerra em 14 de novembro, quando, em média, cerca de 80% da área total costuma estar plantada.
O assessor técnico da Aprosoja/MS, Flávio Aguena, destacou o avanço observado no Norte do Estado. “O destaque dessa semana foi a evolução do plantio na região Norte que, após um pequeno atraso na largada do plantio por falta de chuva, avançou 23,7 pontos percentuais em apenas uma semana”, afirmou.
Expectativa para o estado
Para esta safra, a estimativa de produção é de 15,2 milhões de toneladas de soja, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao ciclo anterior. A área cultivada deve alcançar 4,7 milhões de hectares, crescimento de 5,9%, com produtividade média estimada em 52,82 sacas por hectare, aumento de 2% frente à safra passada.


