Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo investe em robô colhedor de açaí para aumentar produção do fruto na floresta amazônica

Técnica tradicional transmitida por gerações, a colheita de açaí é realizada pelos produtores conhecidos como peconheiros, que retiram os cachos escalando os caules dos açaizeiros uma técnica tradicional transmitida por gerações. Para modernizar e ampliar essa produção, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) tem investido na aquisição dos açaí bots, robôs desenvolvidos especialmente para a colheita do fruto na floresta amazônica.

A novidade foi apresentada na última segunda-feira (1º), durante a programação da 54ª Expofeira Agropecuária do Amapá, evento voltado à exposição e comercialização de produtos de manejo da sociobioeconomia, do agronegócio sustentável, da energia e transição energética, e de mercados inovadores como startups e tecnologias limpas.

O açaí bot pesa apenas 8 quilos, é operado por controle remoto e pode colher cachos de até 14 quilos. Em um único turno, o equipamento é capaz de retirar mais de 100 cachos, dez vezes mais que o método tradicional.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou que o investimento integra as ações do Governo Federal para fortalecer a Rota do Açaí — projeto do MIDR voltado a agregar valor ao fruto por meio de capacitação, financiamento e criação de polos produtivos na Amazônia.

“Este equipamento foi testado pelos peconheiros nas ilhas do Amapá e do Pará, em parceria com o ministério e as cooperativas. É uma tecnologia que oferece mais segurança e traz muitos outros ganhos para a produção do açaí”, declarou o ministro.

Compartilhe:

Veja também: