A rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece acima da aprovação, segundo nova rodada da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para 51,2% dos entrevistados, a gestão é ruim ou péssima. Como resultado, apenas 41,6% consideram a administração ótima ou boa. Outros 7,2% avaliam como regular.
Além da avaliação do governo, o levantamento mediu a percepção sobre Lula como líder político. Nesse ponto, 51,8% desaprovam o presidente. Já 47,3% demonstram aprovação pessoal a ele. O índice dos que não souberam responder ficou em 0,9%.
Pesquisa Atlas/@Bloomberg
1️⃣ Aprovação do presidente Lula
🔴 Desaprovo: 51,8%
🔵 Aprovo: 47,3%A aprovação do presidente Lula se recuperou em junho e atingiu o maior patamar do ano. A desaprovação caiu 2pp em relação a maio, enquanto a aprovação subiu também 2pp e chegou ao… pic.twitter.com/42xw7IQ53j
— AtlasIntel BR (@atlaspolitico) July 8, 2025
Na comparação com o levantamento anterior, divulgado em maio, a rejeição ao governo recuou 0,9 ponto percentual. A taxa dos que aprovam o desempenho da gestão caiu 0,3. Já a parcela que considera o governo regular subiu 1,2.
Além disso, os números referentes à aprovação pessoal de Lula também oscilaram. A desaprovação, portanto, caiu de 53,7% para 51,8%. A aprovação avançou de 45,4% para 47,3%, e a taxa de indecisos subiu de 0,7% para 0,9%.
+ Leia também: “Lula acusa Trump de interferência, mas acumula histórico de intromissões no exterior”
Ao todo, a pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento faz parte da Latam Pulse, uma iniciativa conjunta da AtlasIntel com a Bloomberg. O projeto acompanha mensalmente os cenários político, social e econômico de cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.