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Governo Lula é pior do que o de Bolsonaro para 40% dos brasileiros

A maior parte dos entrevistados em uma pesquisa do PoderData considera o governo Lula pior do que o governo Bolsonaro. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 30. Ao todo, 40% acham o atual presidente pior do que o ex-mandatário; 33% acham o petista melhor do que o ex-presidente; e para 24% os governos são iguais.

Comparativo entre Lula e Bolsonaro - 30/07/2025 | Foto: Reprodução/Poder360Comparativo entre Lula e Bolsonaro - 30/07/2025 | Foto: Reprodução/Poder360
Comparativo entre Lula e Bolsonaro – 30/07/2025 | Foto: Reprodução/Poder360

No recorte por intenção de voto em 2022, 57% dos que votaram em Lula consideram sua gestão superior à de Bolsonaro, enquanto 13% avaliam como pior e 28% dizem ser igual. Entre eleitores de Bolsonaro, 7% preferem o governo atual, 78% acham pior e 14% consideram não haver diferença.

Reprovação de Lula segue superior à sua aprovação

A mesma pesquisa mostra que a reprovação de Luiz Inácio Lula da Silva segue superior à sua aprovação: 53% reprovam o presidente e apenas 42% aprovam. Apesar da baixa aprovação, os números refletem uma melhora na comparação da pesquisa realizada pelo PoderData há dois meses, quando 56% disseram reprovar o governo Lula e 39% aprovavam.

A leve recuperação na avaliação de Lula se deve, em parte, pela recente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além de relações comerciais desleais, segundo o republicano, as tarifas se devem à perseguição judicial injusta feita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A pesquisa também perguntou como as pessoas avaliam o trabalho pessoal de Lula. A avaliação negativa prevalece: 41% acham que Lula tem um desempenho ruim ou péssimo no cargo, e apenas 22% consideram o trabalho ótimo ou bom. Para 34%, o desempenho do petista é regular.

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Realizado entre 26 e 28 de julho, o levantamento ouviu 2.500 pessoas do Distrito Federal e de 182 cidades dos 26 Estados. As entrevistas foram realizadas por telefone, utilizando sistema automatizado de resposta, e há margem de erro de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.

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