Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Lula nomeia fundador do Sleeping Giants

O governo Lula nomeou o advogado Humberto Ribeiro, cofundador e diretor-jurídico do Sleeping Giants Brasil, para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), órgão consultivo da Presidência, conhecido como Conselhão.

Leia também: “Censura oficial“, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 246 da Revista Oeste

O Sleeping Giants Brasil é um grupo de ativismo digital que atua, desde maio de 2020, na intimidação de empresas na internet para cancelar e desmonetizar propagandas em veículos de comunicação. Tudo a pretexto do “combate à desinformação e ao discurso de ódio.”

Já o CDESS é um colegiado composto por representantes da sociedade civil. Criado em 2003 e recriado pela Medida Provisória nº 1.154, de 2023, trata-se de um órgão de assessoramento direto ao Executivo para a formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento do país.

Posse do fundador do Sleeping Giants acontece no Itamaraty

A cerimônia de posse dos novos conselheiros está marcada para esta terça-feira, 5, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do governo.

“As plataformas digitais deixaram de ser simples ferramentas de comunicação para se tornarem verdadeiros aparelhos de poder”, afirma Humberto Ribeiro. “Precisamos romper com a lógica que transforma usuários em produtos e dados em mercadoria e construir políticas que coloquem as pessoas no centro do ambiente digital.”

Humberto Ribeiro, fundador e diretor jurídico da Sleeping Giants Brasil | Foto: Reprodução/X

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ao longo de sua carreira, Ribeiro tem se dedicado à regulação das plataformas digitais, dos algoritmos e da publicidade digital. Ele é especializado em gestão de projetos pela USP e mestrando em Direito e Tecnologia pela UFMG.

Leia também: “O caso da milícia digital“, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 202 da Revista Oeste


Compartilhe:

Veja também: