O governo federal prepara o lançamento de um programa para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros zero-quilômetro fabricados no Brasil.
O plano Carro Sustentável tem como objetivo estimular a compra de automóveis que se enquadrem em critérios de eficiência energética e baixa emissão de poluentes. A informação foi publicada pelo jornalista Carlo Cauti na Edição 276 da revista Oeste.


O benefício fiscal será direcionado exclusivamente a modelos com motor 1.0 flex e potência de até 90 cavalos. Para receber a redução do imposto, os veículos deverão atender ao limite máximo de emissão de dióxido de carbono estipulado em 83 gramas de CO₂ por quilômetro rodado.
O programa estabelece restrições que excluem alguns segmentos do mercado. Não serão contemplados os carros importados, eletrificados e os equipados com motorização turbo, mesmo que apresentem baixos índices de consumo ou emissão.
Segundo o governo, a escolha se justifica pelo foco na produção nacional e pela busca por parâmetros homogêneos de classificação. A íntegra da reportagem “O PT quebrou os Correios” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
Revista Oeste muito além do mercado de carros
A Edição 276 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Roberto Motta, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Eliziário Goulart Rocha, Cristyan Costa, Fabio Boueri, Dagomir Marquezi, Ubiratan Jorge Iorio, Eugenio Goussinsky, Miriam Sanger, Tom Slater (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Leia mais: