Durante o primeiro semestre de 2025, autoridades do governo federal priorizaram o Grupo Globo para conceder entrevistas exclusivas, mesmo com queda em comparação ao ano anterior. Entre 1º de janeiro e 30 de junho, ministros e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram de 96 entrevistas ao conglomerado, — uma redução de 43% em relação a 2024, quando foram registradas 169 conversas exclusivas.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Levantamento do Poder360, baseado nas agendas dos ministérios e na divulgação das mídias, mostra que o Grupo Globo seguiu à frente de outros veículos, como CNN Brasil, SBT, Record e Band, em número de exclusivas. O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, liderou, com 11 entrevistas, seguido por Marina Silva, do Meio Ambiente; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, cada um com 5 participações.
Participação dos ministérios de Lula


Fernando Haddad, da Fazenda; Margareth Menezes, da Cultura; Paulo Teixeira, da Agricultura Familiar; e Jaques Wagner, líder no Senado, falaram 4 vezes cada ao Grupo Globo. Enquanto isso, CGU, Relações Institucionais, Meio Ambiente e Assistência Social estiveram entre as pastas mais presentes na mídia. Ao todo, 17 ministérios e secretarias, incluindo a Presidência, não concederam entrevistas ao grupo de mídia no período analisado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2024 havia dado oito entrevistas exclusivas ao Grupo Globo e duas em 2023, não concedeu nenhuma ao conglomerado no primeiro semestre de 2025, de modo a romper uma sequência de anos anteriores.


No total, ministros, líderes do governo, a primeira-dama e outros integrantes do primeiro escalão concederam 542 entrevistas exclusivas à imprensa. O número é 31,5% menor do que as 791 registradas no mesmo intervalo de 2024.
Considerando todas as exclusivas de Lula, o governo federal teve 558 entrevistas concedidas a veículos de comunicação nos seis primeiros meses de 2025. Dessas, 107 foram apenas ao Grupo Globo, o que representa 19,2% do total. O próprio Vinícius de Carvalho foi o que mais falou à Globo, com 11 aparições exclusivas.
Leia também: “A besta quadrada”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 278 da Revista Oeste
No ranking individual, Wellington Dias liderou com 44 entrevistas totais, seguido por Paulo Teixeira, com 38. Outros nomes com destaque em exclusivas foram Jader Filho, das Cidades, com 25; Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, com 22; Marina Silva, com 21; Rui Costa, da Casa Civil, com 19; Celso Sabino, do Turismo, com 17; e Vinícius de Carvalho, também com 17.