Empresas de menor porte, startups e produtores rurais de todas as regiões do Estado de São Paulo podem se inscrever até o dia 31 de julho para participar do Exporta SP, iniciativa do governo paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a InvestSP. O objetivo é oferecer capacitação a quem deseja expandir negócios ao mercado internacional.
O treinamento será totalmente gratuito e ocorrerá on-line, com duração de três meses no segundo semestre. Os inscritos terão acesso a encontros coletivos semanais, além de até quatro mentorias individuais com especialistas para discutir demandas e obstáculos específicos de cada negócio.
A coordenação do Exporta SP está a cargo da Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP. O departamento gerencia escritórios internacionais do governo paulista situados na Europa, na América do Norte, na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, enaltece a iniciativa. De acordo com ele, o Exporta SP incentiva o empreendedorismo no Estado.
“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscarem novos mercados”, avalia Lima. “E mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas.”


Conteúdo e benefícios do programa do governo paulista
O conteúdo do programa foca os principais desafios enfrentados por quem busca internacionalização, incluindo precificação, adaptação de produtos e serviços, inteligência comercial, além de marketing e vendas. O suporte de especialistas pode ser acessado pelas empresas por até dois anos depois do término da capacitação on-line.
Assim como o secretário de Desenvolvimento Econômico, o presidente da InvestSP, Rui Gomes, elogia a iniciativa. Para o executivo, o treinamento conta com inúmeros pontos positivos.
“Ao acessar o mercado internacional, a pequena empresa desenvolve novas habilidades e se torna mais competitiva, além de aumentar seu faturamento e diversificar suas fontes de receita, o que gera mais segurança”, afirma Gomes. “Por isso, é fundamental apoiarmos os pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil.”
Leia também: “Inflação corrói poder de compra do brasileiro e varejo sofre”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 273 da Revista Oeste