O Grêmio anunciou nesta quarta-feira (23) a contratação do atacante Carlos Vinícius, de 30 anos. A chegada do reforço foi antecipada pela ESPN na última terça-feira (22).
Em nota oficial, a equipe gaúcha informou que o atleta assinou contrato até 31 de dezembro de 2026.
Natural de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, o jogador iniciou sua formação nas categorias de base do Santos, com passagem também pelas divisões inferiores do Palmeiras.
Em seguida, profissionalizou-se na Caldense, de Minas Gerais, e atuou ainda pelo Grêmio Anápolis, de Goiás, antes de iniciar sua trajetória no futebol europeu.
Em 2018, Carlos foi emprestado ao Real Sport Clube, de Portugal, time no qual chamou a atenção pelo bom desempenho. Na sequência, foi adquirido pelo Napoli, da Itália, e defendeu o Rio Ave, clube pelo qual teve destaque no Campeonato Português.
As boas atuações o levaram ao Monaco, da França, e posteriormente ao Benfica, clube pelo qual viveu sua melhor fase.
Em Lisboa, destacou-se por sua força física, capacidade de finalização e participação ofensiva, sendo o artilheiro do Campeonato Português na temporada 2019/20 e obtendo a marca de 2º maior artilheiro da história do futebol lusitano na proporção de gols/minutos jogados.
Na temporada seguinte, defendeu o Tottenham, da Inglaterra, por empréstimo. Após a passagem pelo futebol inglês, seguiu para o PSV Eindhoven, da Holanda, pelo qual conquistou a Copa da Holanda em 2021/22.
Em seguida, retornou à Inglaterra, contratado pelo Fulham, time no qual permaneceu até a metade de 2024.
Na temporada 2023/24, foi emprestado ao Galatasaray, da Turquia, pelo qual ainda venceu o Campeonato Turco e a Supercopa Nacional.