Após investigação do caso envolvendo Carlinhos, no último domingo (22), o Grêmio decretou nesta segunda-feira (23) que não houve manifestação racista contra o jogador do Flamengo. O Imortal, inclusive, vai exigir uma retratação formal do Rubro-Negro.
Segundo o vice-presidente jurídico do clube gaúcho, Luiz Paulo Germano, a equipe de Porto Alegre vai aguardar o restante desta segunda por um posicionamento dos cariocas em tom de desculpas, após o time da Gávea emitir nota oficial no último domingo dizendo que Carlinhos sofreu “injúrias raciais” na Arena do Grêmio.
De acordo com Germano, o Tricolor possui “todas as provas técnicas” de que as palavras gritadas por um torcedor para Carlinhos foram “tá brabinho”, e não “macaquinho”, como diz o comunicado do Fla.
A equipe gaúcha chegou a essa conclusão após investigação completa, que envolveu entrevistas com gandulas e repórteres que estavam próximos à cena. Também foram analisados áudios e vídeos gravados.
Ainda segundo o dirigente, o Grêmio estuda inclusive abrir uma notificação ou representação contra o time do Rio de Janeiro se uma retratação formal não for feita até terça-feira (24).
“O clube não permitirá que a imagem do Grêmio seja afetada por uma acusação falsa”, disse Germano, à ESPN.
O posicionamento gremista, aliás, acontece no dia em que o time lançou o “Flecha Negra”, novo mascote que homenageia o ex-atacante Tarcísio, 2º maior artilheiro da história gremista e ídolo da torcida.
A ESPN procurou o Flamengo, que não se posicionou até a publicação desta reportagem.
Caso o time rubro-negro envie posicionamento, o texto será atualizado.