O Grok, aplicativo de inteligência artificial do X/Twitter, liberou neste domingo um dos seus mais avançados recursos: o Imagine. Ele pega uma foto e em segundos a aperfeiçoa e cria um vídeo de seis segundos a partir dela. Pelo tempo de processamento, a transformação é impressionante. Aqui vão alguns exemplos. Esta é uma foto de São Paulo na década de 1930:


A imagem transformada pelo Grok Imagine fica assim:
Agora vamos pegar uma obra de arte, “Rosina Ferrara, Cabeça de uma Garota de Capri”, quadro que John Singer Sargent pintou em 1878:


O Grok Imagine transforma a garota pintada numa personagem “real” e dá vida à cena:
Para usar esse recurso, você precisa baixar o Grok no seu celular. Ele pode ser acessado no computador também, mas para isso você precisa assinar o SuperGrok, que custa 30 dólares mensais – equivalente a cerca de 160 reais. No celular, é gratuito.
Baixado o Grok, você deve clicar na opção “Imagine”, no alto à direita. Depois, clicar no ícone na parte de baixo e escolher a imagem que você quer animar. A animação é automática, mas você pode também escolher a opção “reanimar” e dar detalhes de como você quer que ela se mova.


O Grok Imagine possibilita pequenos milagres. Eu pude, por exemplo, ver minha bisavó Maria Rocca, morta há seis décadas, renascer por breves seis segundos: