O Grupo aRede inicia, neste fim de semana, seu novo projeto editorial: o Conselho da Comunidade. Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo. A iniciativa será semelhante à já realizada pelo Jornal da Manhã, na década passada, quando o Conselho da Comunidade debatia os temas com artigos escritos pelos conselheiros.
Agora, um tema específico será pautado toda semana pelo Grupo aRede, e uma matéria especial e completa será escrita pela equipe de reportagem. A partir desse tema, os conselheiros são convidados a elaborar seus comentários, em vídeos e/ou textos. Como cada um dos conselheiros têm uma especialidade, o tema será debatido por um corpo plural, incluindo um especialista na área específica da temática, para haver uma discussão mais ampla e com diferentes pontos de vista sobre o assunto. “São pessoas que representam entidades, que têm o poder de representação da cidade, e cada um em seu segmento da sociedade civil, aos quais queremos dar voz de forma sistemática dentro dos nossos canais”, destaca Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede.
A temática definida será desenvolvida durante toda a semana pela equipe de reportagem, e o texto publicado nos sábados, tanto no Portal aRede, quanto no Jornal da Manhã. Antes da publicação, o corpo de conselheiros terá acesso aos principais assuntos que serão publicados, para já no próprio sábado, ser divulgado o primeiro dos vídeos. Para cada tema, um vídeo será publicado por dia, de sábado a sexta-feira, no Portal aRede e em suas redes sociais. Os conselheiros também poderão escrever textos e artigos de opinião sobre o tema abordado na semana.
“É uma forma de agregar mais conteúdo, com o Jornal da Manhã e o Portal aRede ocupando seu espaço de emplacar discussões e abordar temas que são sensíveis à comunidade. Vamos trazer reportagens sobre esses temas e vamos oferecer esses assuntos para serem debatidos em total liberdade, total independência, pelos membros do Conselho”, destaca Eloir Rodrigues.
Além disso, esse modelo vai de encontro com o que o Grupo aRede prioriza, desde o Jornal da Manhã: o compromisso com o Jornalismo Público. “A ideia, dentro de uma linha de Jornalismo Público, é inverter a lógica do jornalismo, da Agenda Setting, que é a teoria de que a mídia só impõe os temas à sociedade para pessoas pensarem, repercutirem e discutirem. Então queremos que a comunidade cumpra o seu papel, traga temas e também ajude a pautar o que deve ser notícia”, completa o diretor do grupo.
CONSELHEIROS – O corpo de conselheiros será composto por Ben Hur Chiconato (conselheiro da área de Esporte), Bruno Costa (Agricultura), Eduardo Godoy (Cultura), Érika Zanoni Fagundes Cunha (Causa Animal), Giorgia Bin Bochenek (Empresarial), Guilherme Portela (Causa LGBTQIA+), Henrique Wosiack Zulian (Urbanismo), João Paulo Nascimento (Direito), Jorge Sebastião Filho (Segurança), Karen Kobilarz (Turismo), Mariantonieta Pailo Ferraz (Direito), Mário Rodrigues Montemor Netto (Saúde), Niltonci Batista Chaves (História) e Osni Mongruel Junior (Educação).
Os 14 conselheiros foram convidados para um evento, na sede do Grupo aRede, na manhã dessa quinta-feira (31), onde 12 estiveram presentes. O encontro ocorreu para uma apresentação do projeto e para a definição de ajustes finais do Conselho, além de criar a possibilidade de os conselheiros interagirem.
PRIMEIRA TEMÁTICA – Para essa primeira semana, o tema escolhido foi os investimentos volumosos na área de saúde, tanto por parte do setor público quanto da iniciativa privada, que estão sendo aplicados e estão planejados para Ponta Grossa. Entre eles estão a nova torre do Hospital Universitário (HU) da UEPG, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia, Hospital do Câncer da Santa Casa (no antigo Hospital Evangélico), Centro de Radiologia, nova torre da Santa Casa junto ao prédio histórico, nova torre do Hospital Unimed, UPA Uvaranas, UPA Oficinas, Policlínica, ‘superpostos’ de saúde, entre outros.
A matéria será publicada neste sábado pela manhã no Portal aRede, e veiculada na edição do fim de semana do Jornal da Manhã. O primeiro vídeo será publicado na tarde de sábado, que será gravado por Mário Rodrigues Montemor Netto, conselheiro da área da Saúde.
Conheça mais sobre cada um dos conselheiros:

Ben Hur Chiconato – Conselheiro Esporte | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Ben Hur Chiconato é professor de Educação Física, técnico de basquete convencional e em cadeira de rodas, com passagens pelas equipes profissionais de Ponta Grossa, onde obteve 50 títulos entre competições estaduais e nacionais. Ele é Ex-secretário Municipal de Esportes de Ponta Grossa.

Bruno Costa – Conselheiro Agricultura | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Bruno Costa é profissional de Administração, com ênfase em políticas públicas no setor da agricultura, pecuária e abastecimento, com atuação em âmbito municipal, estadual e federal. Bruno Costa ocupou o cargo de Secretário Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, entre 2019 e 2024, e também o cargo de diretor de Abastecimento entre agosto de 2017 e junho de 2019. Empresário no setor de biocombustíveis, com foco em eficiência energética e soluções sustentáveis para o agro, transporte e indústrias.

Eduardo Godoy – Conselheiro Cultura | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Eduardo Godoy é produtor cultural e jornalista, possui MBA em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos. Atuou por sete anos na Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa como Coordenador de Comunicação e Diretor de Cultura. Liderou a implementação e operacionalização do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural como conselheiro; e o Conselho de Curadores da Funepo (TVE UEPG), como diretor administrativo. Atualmente é diretor geral da Estratégia Projetos Criativos e diretor executivo do Museu Cenas de Ponta Grossa, e responde pela direção de produção do Festival Nacional de Teatro (Fenata) e Festival Universitário da Canção (FUC).

Érika Zanoni Fagundes Cunha – Conselheira Causa Animal | Foto: Divulgação
Érika Zanoni Fagundes Cunha possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialização em Neurociência Clínica (2020), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2005), doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2019) e pós-doutorado em Direito Animal em Direito Animal na Universidade Federal do Paraná (2023). Tem diversos cursos de nutrição e confeitaria pet. Escreveu capítulos de livros. É membro da Animal Behavior Society, da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e Sociedade Brasileira de Etologia. Coordena o grupo Mascotes da Alegria, que realiza intervenções assistidas por animais há 15 anos.

Giorgia Bin Bochenek – Conselheira Empresarial | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Giorgia Bin Bochenek é empresária, advogada e desde 2022 comanda a principal entidade representativa do empresariado de Ponta Grossa, sendo a primeira mulher eleita para a presidência da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa. Ela integra o Comitê Avança Campos Gerais, é sócia do escritório Bin Advogados Associados, e é Mestre e especialista em direito. Giorgia também representou a OAB subseção de Ponta Grossa – sendo presidente de diversas comissões. Foi ainda presidente do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais. Na ACIPG, antes de ocupar a presidência, ocupou o cargo de presidente da ACIPG Mulher.

Guilherme Portela – Conselheiro Comunidade LGBTQIAPN+ | Foto: Divulgação
Guilherme Portela se autointitula ‘Bicha e Ativista’. Doutorando em Educação, Mestre em Educação, Formado em Pedagogia. Já atuou como estagiário, professor de crianças, pedagogo de escola pública de adolescentes. Foi o primeiro diretor LGBTI+ da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Coordenador do Diretório Central dos Estudantes (UEPG) e Conselheiro municipal LGBTI+. Há oito anos colabora na construção da Parada LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais, desde sua criação. Atualmente é pesquisador vinculado à CAPES, discute sobre os temas de gênero, sexualidade, raça, classe e educação. Atualmente está envolvido pesquisando sobre crianças e infâncias LGBTI+, dissidentes, normativas, criativas.

Henrique Wosiack Zulian – Conselheiro Urbanismo | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Henrique Wosiack Zulian é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011, pós-graduado em 2014 pela Escola da Cidade é mestre na área de Projeto Arquitetônico pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2020. Neste mesmo ano fundou o Austral Studio, escritório sediado em Curitiba e que busca atuar em projetos de escalas e naturezas diversas. Entende que a prática em concursos de arquitetura coopera com o crescimento do conhecimento no ofício e para com o debate na construção das cidades, possuindo até hoje dezesseis premiações nessa modalidade, incluso o primeiro lugar no Mercado Municipal de Ponta Grossa.

João Paulo Nascimento – Conselheiro Direito | Foto: Kayky de Jesus/aRede
João Paulo Nascimento é graduado em Direito pela UEPG, Especialista em Direito Processual pela PUC/PR, Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, pela UNIDERP, Especialista em Direito Tributário pela UNIDERP, Pós-graduando em Direito Empresarial e Advocacia Empresarial pela UNIDERP, Mestre em Direito Civil pela PUC-SP, Professor da UEPG e de diversos cursos de Pós- Graduação, e Ex-Professor de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Paraná. Sócio do Escritório Jurídico João Paulo Nascimento Advogados.

Jorge Sebastião Filho – Conselheiro Segurança | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Jorge Sebastião Filho é advogado criminalista, Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA. É Especialista em Direito Processual Penal e Ciências Penais pela PUC/PR. Professor do Curso de Especialização em Direito Processual Penal e Prática Penal da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná (2019/2021). Foi Presidente da Subseção de Ponta Grossa da OAB/PR (2022-2024). Atualmente é Corregedor-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná.

Karen Kobilarz – Conselheira Turismo | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Karen Kobilarz é bacharel em turismo, especialista em políticas públicas e gestão empresarial. Mestranda em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Consultora credenciada do Sebrae e Senar PR. Interlocutora regional e gestora executiva da Adetur Campos Gerais no Paraná.

Mariantonieta Pailo Ferraz – Conselheira Direito | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Mariantonieta Pailo Ferraz graduou-se em Direito pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1995, e é especialista em Direito Contemporâneo pelo IBEJ – Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Está com doutorado em andamento pela Pontifícia Universidade Católica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires, UCA, Argentina. Ela atuou como professora em diversas instituições de Ensino Superior da cidade. Atualmente, é Presidente da OAB/PG.

Mário Rodrigues Montemor Netto – Conselheiro Saúde | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Mário Rodrigues Montemor Netto é médico, professor e pesquisador, com vasta experiência em gestão de saúde e forte atuação na comunidade de Ponta Grossa. Mario é Médico Patologista com Mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Diretor da Patologia Médica de Ponta Grossa, além de professor do Curso de Medicina da UEPG. É Presidente da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) e Diretor de Saúde da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), onde lidera iniciativas e discussões importantes para o avanço da saúde na região.

Niltonci Batista Chaves – Conselheiro História | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Niltonci Batista Chaves é licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), especialista em Políticas Sociais (UEPG/1993), mestre em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (1998), doutor em Educação (Linha História e Historiografia da Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2011) e Livre-Docente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Em 2018 assumiu a função de diretor do Museu Campos Gerais, vinculado à UEPG. Em 2020 assumiu a presidência da Associação dos Museus da Região dos Campos Gerais. É autor e organizador de diversas obras relacionadas à História Local e Regional.

Osni Mongruel Junior – Conselheiro Educação | Foto: Kayky de Jesus/aRede
Osni Mongruel Junior é formado em Odontologia pela UEPG e tem MBA em administração de empresas pela FGV. Cirurgião dentista da Prefeitura Municipal de Castro-PR e do Exército Brasileiro. Trabalhou como auxiliar administrativo, professor do ensino fundamental, e é diretor do Sepam desde 1998. Foi membro de inúmeros conselhos (FIEP, CPCE, CMDCA, CME, CMC e FUNEPO. Diretor da ACIPG de 2010 a 2017, e de 2022 a 2026. Diretor-presidente da Regional Campos Gerais do SINEPE/PR desde 2009; e Diretor Estadual do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná desde 2018.