Este sábado (23) marca a abertura de uma das principais ligas do mundo. Depois de Premier League e LALIGA, chegou a vez do Campeonato Italiano, que terá transmissão completa do Disney+ e, claro, promete drama, grandes nomes e muito equilíbrio na disputa pelas primeiras posições.
O Napoli, atual campeão, chega reforçado por nomes com o Kevin de Bruyne e ainda com Antonio Conte no comando, enquanto a Inter de Milão vive incertezas após a saída de Simone Inzaghi. Milan e Juventus tentam encurtar a distância para o topo, enquanto o Como quer ser a sensação.
(Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e C6 Bank)
Não quer perder nada dessa competição que promete ser bastante acirrada? O ESPN.com.br te deixa por dentro com um guia especial do Italiano.
Favoritos ao título
“Dá para dizer que o Napoli inicia este campeonato com um ligeiro favoritismo pelo bicampeonato” (Ubiratan Leal)
O Napoli inicia a temporada aparentando estar ainda mais forte do que no ano do título. O clube fez um mercado de peso, contratando nomes como De Bruyne, que certamente vai acrescentar criatividade ao meio-campo, e reforçou também outras posições, como o gol, com Milinković-Savić, ex-Torino. Entretanto, a equipe sofreu uma grande perda: Lukaku, seu principal centroavante, está fora por tempo indeterminado após sofrer uma grave lesão no reto femoral da coxa esquerda.
Para compensar, o Napoli trouxe Luká, ex-Udinese, como referência ofensiva para o setor. Com mais profundidade de elenco, algo fundamental diante do calendário que agora inclui a Champions League, o Napoli chega mais encorpado. Considerando que a Inter parece ter dado passos atrás e a Juventus não evoluiu o suficiente, o time de Antonio Conte desponta com favoritismo na briga pelo bicampeonato.
“A saída de Simone Inzaghi deixa uma grande interrogação” (Leonardo Bertozzi)
Apesar da temporada anterior ter sido negativa, a Inter está entre os times favoritos ao título italiano de 2025/26. Após a saída de Simone Inzaghi, que assinou com o Al Hilal, os nerazzurris apostam em um velho conhecido: Cristian Chivu, que encerrou sua carreira de jogador no clube e fez parte do elenco da conquista da Champions League da temporada 2009/10.
Como treinador, esteve à frente das categorias de base e, na última temporada, comandou o Parma por 13 jogos. Chivu dirigiu a Internazionale no último Mundial de Clubes, em campanha que acabou com eliminação para o Fluminense. Além disso, o time manteve sua base, havendo poucas mudanças em seu plantel.
“Olhando para os elencos, talvez o Milan possa surpreender na briga pelo título” (Gian Oddi)
Um velho conhecido dos rossoneris chega para assumir o time: Massimiliano Allegri. O elenco conta com as chegadas de Luka Modrić, vindo a custo zero do Real Madrid, assim como o goleiro Pietro Terracciano, ex-Fiorentina. Na lateral-esquerda, Pervis Estupiñán. No ataque, o time conta com Santiago Giménez, centroavante de 24 e esperança de gols.
Correm por fora
Dentre os gigantes da Itália, a Juventus é a que apresenta mais indefinição. A aposta em Thiago Motta na temporada anterior não saiu como esperado. Seu sucessor, Igor Tudor estabilizou o time, mesmo diante de tantos desfalques. “Para subir de patamar, a Juve precisa evoluir no mercado e dentro de campo”, analisou Elton Serra.
O ataque da Velha Senhora ainda é uma incógnita. Apesar da chegada de Jonathan David, ainda há incerteza sobre a permanência do sérvio Dušan Vlahović, um dos maiores investimentos do time nos últimos anos. Por outro lado, a defesa será reforçada com o retorno de Bremer. O brasileiro esteve afastado de campo por mais de nove meses por lesão.
De volta ao comando da Viola, Stefano Pioli já chega com indefinições no elenco, isso porque o time enfrenta desafios para manter jogadores essenciais como Moise Kean, Dodô e Rolando Mandragora. Edin Dzeko, ex-Inter de Milão, ainda gera discussões para o sistema de jogo do treinador italiano, que varia entre um 3-5-2 tradicional e um 3-4-2-1 mais ofensivo, que ainda não encaixou bem com o grupo.
“Se Pioli ajustar o sistema e garantir a permanência dos principais jogadores, a Fiorentina tem potencial para uma temporada competitiva”, comenta Elton Serra.
Diferentemente da temporada anterior, em que a Atalanta foi uma das sensações e chegou a brigar pelo título italiano durante um período, time vai precisar se redescobrir. Isso porque chegou ao fim um dos casamentos mais longos do futebol italiano: a Dea e Gian Piero Gasperini. O croata Ivan Juric, que possui passagens por times como Torino, Roma e Southampton, foi o escolhido para comandar o time que perdeu sua referência ofensiva: Mateo Retegui, artilheiro da temporada anterior com 25 gols, que se transferiu para o Al Qadsiah FC.
“O desempenho na Champions League e na liga dependerá desse ajuste estrutural. Acho, ainda, que brigará por vaga na Champions”, comentou Elton Serra.
Futebol no Mundo: ouça o podcast especial sobre o Italiano
Podem surpreender
Atual campeão da Copa da Itália e classificado para a Champions após 50 anos, o time mantém a base e a força de Orsolini. Vincenzo Italiano segue à frente da equipe e mantém o time com uma base consolidada. “Riccardo Orsolini foi o artilheiro do time em 2024-25 (15 gols na Serie A e 17 no total) e segue como peça fundamental”, comenta Elton Serra.
O Rossoblu tem condições de se firmar na disputa por vagas europeias, mas a Champions colocará à prova seu equilíbrio e a profundidade do elenco.
O time sensação da temporada anterior tenta repetir o feito e se manter na parte de cima da tabela. “Pode surpreender e brigar por uma Conference League”, diz Gian Oddi.
O clube voltou a investir em jovens promissores como o ponta esquerda Jesús Rodríguez, de 19 anos, vindo do Betis, e o volante Máximo Perrone, de 22 anos, ex-Manchester City. Um nome conhecido do futebol italiano também chega para reforçar o elenco de Cesc Fàbregas: Álvaro Morata. O centroavante espanhol foi contratado por empréstimo do Milan por uma temporada.
A Lazio manteve uma base semelhante à da temporada passada, com poucas mudanças no elenco e operações secundárias no mercado. Os destaques seguem sendo Zaccagni, principal nome do meio-campo, Taty Castellanos, referência de ataque e que chegou a entrar na mira do Flamengo neste ano, além de Isaksen e Mandas, que ganham espaço. A grande transformação está no comando técnico: sai Marco Barone, jovem aposta da temporada passada, e entra Maurizio Sarri, treinador experiente que privilegia o jogo apoiado e o controle da bola.
“A Lazio tem perspectiva de melhorar por conta dessa mudança de técnico, pegando um treinador mais rodado, experiente e que já fez bons trabalhos em clubes como Chelsea, Napoli e Juventus”, diz Ubiratan Leal.
Depois da recuperação com Claudio Ranieri, o clube inicia um novo ciclo com Gian Piero Gasperini, contratado após nove anos na Atalanta. O treinador assinou por três temporadas, mas já mostrou insatisfação com a demora na chegada de reforços. O elenco ganhou o lateral Wesley (ex-Flamengo), o meia Neil El Aynaoui, o atacante Evan Ferguson (ex-West Ham) e Leon Bailey (ex-Aston Villa), além das permanências de Paulo Dybala e Matías Soulé. A expectativa é que a equipe se torne menos dependente do argentino, que costuma sofrer com lesões, enquanto Ferguson disputa espaço com Artem Dovbyk no ataque e Wesley assume uma posição carente da equipe.
Recém-promovidos
O atual campeão da Serie B estreia contra o Napoli, atual campeão da Serie A. Para a temporada 2025/26, o Sassuolo reforçou seu elenco com a chegada do lateral-esquerdo Fali Candé e do defensor Sebastian Walukiewicz, além dos empréstimos de Alieu Fadera e da transferência gratuita de Patrick Nuamah.
Por outro lado, o clube também encerrou empréstimos de Stefano Turati, Agustín Álvarez, Uros Racic e Emil Konradsen Ceide, que retornam aos seus times de origem. Apesar de não ter feito um mercado empolgante, o Neroverdi não dá indícios de que será um time que bate e volta para a segunda divisão, além de ser um time que gosta de “arrancar” pontos importantes dos gigantes italianos quando está na elite.
O time foi promovido à elite do futebol italiano após assegurar o segundo lugar na Serie B na temporada anterior. No comando da equipe, Alberto Gilardino chega para substituir Pippo Inzaghi, que retornou à segunda divisão com o objetivo de devolver o Palermo à elite do Calcio. Seu último trabalho havia sido no Genoa, em 2024. Para a temporada 2025/26, o Pisa contará com o retorno de vários jogadores que estavam emprestados, incluindo Ante Vukovic, Edgaras Dubickas, Elia Giani, Bamba Susso, Francesco Coppola, Jan Mlakar e Nicholas Bonfanti.
Além disso, o atacante Daniel Denoon chega ao clube por empréstimo. Será a primeira temporada do time na Serie A desde 1991 e a sua oitava na história.
Terminando a temporada anterior em quarto lugar na Serie B, o time conquistou a classificação para a Serie A após vencer o Spezia (3º lugar) nos playoffs. Para a temporada 2025/26, a Cremonese reforçou seu elenco com Filippo Terracciano (lateral-direito, ex-Milan), Alessio Zerbin (ponta-esquerda, ex-Napoli), Marco Silvestri (goleiro, ex-Empoli) e Lapo Nava (goleiro, do Milan Futuro).
Além disso, Giacomo Quagliata, Yuri Rocchetti, Tommaso Milanese e César Falletti retornam de empréstimo.
Brasileiros na Itália:
Como:
-
Fellipe Jack (zagueiro)
-
Henrique Menke (goleiro)
Fiorentina:
Genoa:
Inter de Milão:
Juventus:
Napoli:
Parma:
Pisa:
Roma:
Udinese:
Verona:
-
Charlys (volante)
-
Giovane (centroavante)
Transferências mais caras:
-
Ardon Jashari (Volante) – 23 anos – Milan – 36 milhões de euros
-
Francisco Conceição (ponta-direita) – 22 anos – Juventus – 32 milhões de euros
-
Sam Beukema (zagueiro) – 26 anos – Napoli – 31 milhões de euros
-
Nico González (ponta-direita) – 27 anos – Juventus – 28,1 milhões de euros
-
Noa Lang (ponta-esquerda) – 26 anos – Napoli – 25 milhões de euros
-
Wesley (lateral-direito) – 21 anos – Roma – 25 milhões de euros
-
Neil El Aynaoui (meio-campista) – 24 anos – Roma – 23,5 milhões de euros
-
Samuele Ricci (volante) – 23 anos – Milan – 23 milhões de euros
-
Luis Henrique (meia-direita) – 23 anos – Inter – 23 milhões de euros
-
Ange-Yoan Bonny (centroavante) – 21 anos – Inter – 23 milhões de euros
Veja a 1ª rodada do Campeonato Italiano:
Sábado – 23/8
Domingo – 24/8
-
13h30 – Cagliari x Fiorentina
-
13h30 – Como x Lazio
-
15h45 – Juventus x Parma
-
15h45 – Atalanta x Pisa
Segunda – 25/8