Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guto Miguel celebra sonho de jogar com irmão e tira onda: ‘Só me dá bronca!’

Quarta-feira fria em São Paulo, muitos brasileiros se agasalharam e saíram de casa para assistir a alguns jogos de tênis nas quadras de saibro do Esporte Clube Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

O local está há mais de 10 dias recebendo torneios profissionais da modalidade. Na semana passada, sediou um feminino da série W35 da Federação Internacional de Tênis (ITF), e nesta semana promove um masculino da categoria M25, também da ITF. Ambos levam o nome de Brasil Tennis Classic.

Esses são níveis iniciais do circuito mundial, sendo o dos homens pertencente ao segundo e último estágio antes dos torneios Challengers, organizados pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Mesmo sendo uma competição profissional, sem limite de idade, uma das grandes estrelas do Brasil Tennis Classic é Luis Guto Miguel.

Com apenas 16 anos, Guto ocupa o top 30 do ranking mundial juvenil e recebeu um convite da organização do torneio para disputar as chaves de simples e duplas. Na última noite (23), o garoto de Goiânia realizou um sonho: jogar ao lado do irmão mais velho, Luis Felipe.

“É muito legal estar dividindo a quadra com o meu irmão. Desde pequeno, a gente sonha com isso de jogar um torneio muito grande juntos. Agora estamos jogando um torneio profissional juntos. É muito satisfatório para a gente e estou muito feliz”, disse em entrevista exclusiva à ESPN após a vitória nas duplas.

‘Lipe’ Miguel tem 21 anos e joga há três temporadas no forte circuito universitário dos Estados Unidos. Está aproveitando as férias para jogar no Brasil. Nos próximos meses, ele vai retornar para a América do Norte para reforçar a equipe da Universidade Florida State, uma das mais tradicionais do país.

“É muito especial jogar aqui, ainda mais que eu estou morando fora. Então, eu venho pouco para casa. Tento aproveitar o máximo aqui no Brasil porque não sei quanto tempo vou ter disso. Não é tão estranho, apesar de os Estados Unidos só terem quadra rápida e aqui ser saibro, então tem que se adaptar.”

A adaptação parece ter funcionado bem — assim como a química entre os irmãos. Eles venceram por 2 sets a 0 a dupla também convidada pela organização, formada por Tomas Dummer Macedo e Ryan Char. O entrosamento, assim como a resenha dos Miguel, está em dia.

“É muito chato, porque ele fica me cobrando o tempo inteiro”, brincou o caçula sobre jogar com o irmão mais velho.

“É o meu papel: dar bronca, puxar a orelha e manter ele focado na quadra. Eu ainda não entendi por que ele tentou acertar o PH (na placa de publicidade) ali na direita”, cornetou Felipe.

Guto, sorrindo, logo respondeu e se explicou: “Eu estava no match point, acertei um saque fechado muito bom, sobrou o smash na minha mão e eu queria fechar bem o jogo. Acabei me emocionando um pouco, deu uma complicada, mas o importante é que a gente saiu com a vitória”.

Os dois saíram rindo da quadra e com uma fala séria, apesar das brincadeiras: “Esperamos ganhar o torneio. Vamos dar o nosso melhor e vamos levando jogo a jogo.”

Eles voltam à quadra ainda nesta quinta-feira para as quartas de final nas duplas contra os mexicanos Luis Carlos Alvarez Valdes e Alex Hernandez. Antes disso, nas simples, Guto enfrenta o mesmo Hernández, cabeça de chave número 1, que eliminou o irmão Felipe na terça-feira.

O torneio é ainda mais especial para o caçula porque ele, aos 16 anos venceu sua primeira partida como profissional nas simples e conquistou seu primeiro ponto no ranking da ATP. Luis Guto Miguel é o primeiro sul-americano nascido em 2009 a alcançar esse feito.

O torneio, que tem entrada gratuita, tem a final de simples marcada para domingo com transmissão no Disney+.

Compartilhe:

Veja também: