Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guto Silva destaca potencial de PG e prevê investimentos em infraestrutura

Secretário estadual é cotado como possível candidato à corrida eleitoral pelo Governo do Paraná em 2026

Guto Silva já foi secretário-chefe da Casa Civil do Paraná entre 2019 e 2022

Guto Silva já foi secretário-chefe da Casa Civil do Paraná entre 2019 e 2022 –

Há 100 dias à frente da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Guto Silva esteve em Ponta Grossa, nesta quinta-feira (03), para acompanhar a entrega de quase 300 novas unidades habitacionais. Em entrevista ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã, o gestor destacou os projetos que vêm sendo realizados pela pasta para desenvolver a região dos Campos Gerais. 

De acordo com Silva, dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam para um crescimento expressivo da população paranaense. Tal resultado demanda investimentos em infraestrutura, principalmente nos setores de habitação e urbanização.

“Temos conseguido repensar, discutir e planejar o Paraná. Esses elementos de gestão têm nos permitido alcançar bons resultados, como a alta na geração de emprego, melhoria na qualidade de vida e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)”, exalta o gestor.

Em cidades do porte de Ponta Grossa, que apresentam bom desempenho econômico, o desafio por infraestrutura se manifesta de diferentes formas, conforme o secretário. Silva menciona como exemplo o pedido por novas creches e escolas, além da construção de moradias e intervenções em bairros. 

PROJETOS – Um dos programas da Secid voltados ao desenvolvimento urbano é o Asfalto Novo, Vida Nova. A iniciativa leva vias pavimentadas com galeria pluvial, calçadas, além de iluminação led para municípios com até 100 mil habitantes. 

A partir deste mês, o Governo do Paraná irá ampliar a capacidade de participação, garantindo que cidades com população acima de 100 mil moradores possam solicitar recursos. Inclusive, Ponta Grossa aguarda a liberação de R$ 160 milhões pelo programa.

“O Paraná virou um grande canteiro de obras. Isso vai permitir que cidades maiores também recebam investimento em urbanização e tenham condições de acompanhar o crescimento econômico do Estado”, projeta o secretário. 

VÍDEO

Secretário concedeu entrevista ao jornalista Lucas Ribeiro | Autor: aRede.info

  

Outra iniciativa apontada por Silva é o programa Casa Fácil. Segundo ele, o projeto já garantiu cerca de 100 mil moradias pelo Paraná, entre casas e apartamentos. O gestor acompanhou a entrega de 293 habitações no Residencial Bem Viver, em Ponta Grossa. 

“Isso vai permitir realizar o sonho da casa própria para muitas famílias, além de impulsionar a construção civil. É uma entrega que faz sentido para a cidade, que está em franca expansão e vive um forte processo de industrialização”, diz.

Silva cita a construção da fábrica da XBRI Pneus como fator para impulsionar a geração de empregos e considera que o empreendimento também deve atrair novos moradores, o que demanda mais investimentos em habitação. 

ELEIÇÕES – Guto Silva ainda falou sobre o cenário político para as eleições de 2026. O secretário incentiva que o governador Ratinho Junior concorra à presidência da República. “Acredito que ele tem condições para apresentar um projeto diferente, ousado e inovador para que o Brasil possa avançar”, diz.

Outra candidatura prevista, para o cargo de governador do Paraná, é a do próprio Guto Silva. “Ser colocado nessa posição de suceder o governador me enche de orgulho e de responsabilidade. Estou com os pés no chão. Meu desafio é ser um bom secretário”, finaliza. 


Compartilhe:

Veja também: