Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Haddad culpa aliados de Bolsonaro por tarifa dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atribuiu a uma articulação política dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifa de 50% aos produtos brasileiros. Na avaliação do chefe da pasta econômica, o ex-chefe do Executivo e a sua família estão “conspirando” contra os interesses brasileiros.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Fernando Haddad expressou sua opinião durante entrevista coletiva concedida a veículos independentes do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Ele afirmou que a decisão norte-americana tem ligação política com movimentos de apoiadores do ex-presidente.

Haddad também criticou Tarcísio por posição sobre os EUA

Na quarta-feira 9, a Casa Branca enviou ao governo brasileiro uma carta na qual Trump defendeu Bolsonaro e alegou perseguição contra o ex-presidente, classificando a situação como uma “caça às bruxas”. O ex-presidente brasileiro responde a processo no STF devido a acusações relacionadas a tentativas de golpe depois das eleições de 2022, acusações desqualificadas por dezenas de juristas.

Entretanto, na carta, os EUA citam as ordens de censura que partiram do Supremo Tribunal Federal contra empresas norte-americanas, além da necessidade de equilíbrio da balança comercial.

Depois de o governo dos Estados Unidos anunciar a nova tarifa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), responsabilizou Lula pela medida.

Para Haddad, essa posição representa um “tiro no pé”, pois São Paulo será afetado, especialmente setores como o de aviação. O ministro classificou como “vassalagem” a postura do governador paulista, segundo ele próprio durante a entrevista, de acordo com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Compartilhe:

Veja também: