Um homem detonou um artefato explosivo dentro da Paróquia Santo Estanislau, que fica no bairro Alto Paraguaçu, em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. As autoridades registraram o caso por volta das 12h30 desta quarta-feira, 30.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o suspeito entra na igreja e verifica se não há ninguém no local. Em seguida, ele acende o artefato e o esconde sob uma toalha no altar. Logo depois, sai correndo enquanto a bomba explode.
Homem causou pequeno estrago, diz igreja
A Paróquia Santo Estanislau informou que registrou um boletim de ocorrência. Do mesmo modo, disse que a Polícia Civil de Santa Catarina já colheu as primeiras informações para dar sequência, assim, às investigações. Em nota à imprensa, a igreja acrescentou que os danos materiais foram pequenos: “Queimou a toalha e manchou o mármore”.
De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o autor já foi identificado. A Polícia Civil, por meio do delegado Cassiano Tiburski, informou que o caso será investigado como dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso. O local passará por perícia. Pelo vídeo (assista abaixo), é possível perceber que o explosivo é de baixo impacto.
De acordo com a legislação, esse tipo de crime se enquadra no artigo 208 do Código Penal Brasileiro, que trata de ultraje a culto e perturbação de cerimônia religiosa. A pena prevista é de detenção, de um mês a um ano, ou multa.
O que diz o Código Penal: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa”.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste