Durante a cerimônia de lançamento do Programa Periferia Viva em Osasco (SP), nesta sexta-feira, 25, um homem foi agredido depois de gritar críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O episódio ocorreu quando o manifestante chamou Lula de “ladrão” e mencionou que o presidente já havia sido preso.


O confronto se intensificou depois que o opositor trocou empurrões com apoiadores do presidente, sendo retirado do local. No momento da confusão, Lula interrompeu seu discurso e, ao retornar ao púlpito, defendeu atitudes respeitosas.
“Nesses meus 80 anos, eu nunca briguei com ninguém”, disse. “Eu fui candidato muitas vezes e nunca desrespeitei ninguém. O [vice-presidente Geraldo] Alckmin que está aqui foi meu adversário. Respeito é bom. A gente gosta de dar, gosta de receber.”
O presidente também declarou: “Se teve aqui presente um provocador, nas coisas que eu fizer, provocador não tem a menor chance. Porque nós não aceitamos provocação e não fazemos o jogo rasteiro dos adversários. Nós estamos aqui fazendo política”, completou Lula.
Lula diz que quadrilha foi montada para roubar aposentados


Também durante o evento realizado em Osasco nesta sexta-feira, o presidente afirmou que “foi montada uma quadrilha para roubar aposentados”, referindo-se ao escândalo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele também anunciou que o governo já começou a devolver os valores desviados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou indignação, nesta sexta-feira, 25, ao comentar o escândalo de descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), investigado pela Operação Sem Desconto.
Durante a cerimônia do Novo PAC Seleções 2025, em Osasco… pic.twitter.com/aTN94tXDWs
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 25, 2025
Entre as entidades sob investigação está o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnap), cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão do presidente. O esquema, que teria causado prejuízos superior a R$ 6 bilhões, expôs falhas de fiscalização na Previdência e levou à renúncia do ministro Carlos Lupi.
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, também está fora da autarquia. “Estamos devolvendo o dinheiro que foi roubado para todos os aposentados”, disse Lula, na cerimônia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste