Primeiro suspeito foi identificado em Maringá. Operação desta terça (15) teve cumprimento de mandados nos estados de Goiás e São Paulo

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que apura fraude em saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Uma prisão em flagrante realizada em 2023 em Maringá, no norte do Paraná, motivou a investigação.
Segundo a PF, este homem foi encontrado no momento em que ele tentava sacar o FGTS de uma vítima. Para isso, ele estava usando documentos falsos.
Foi descoberto, então, que existe um esquema criminoso “sofisticado”, de acordo com a nota divulgada pela PF. Ele inicia com invasões de hackers em contas para identificação dos dados dos trabalhadores. Em seguida, em posse dessas informações, era habilitado o saque-aniversário por meio do aplicativo.
Para conseguir retirar o dinheiro, os suspeitos iam presencialmente até agências bancárias usando documentos falsificados.
Na fase desta terça-feira, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens e valores em Goiás (GO) e Americana (SP).
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.
A investigação continua com a análise do material apreendido.
O g1 fez contato com a Caixa Econômica – que prestou apoio nas apurações da PF – sobre o caso. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.
Fonte: g1