Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hora da calculadora: o que Lando Norris precisa fazer para ser campeão da Fórmula 1

O britânico Lando Norris está muito perto de vencer a Fórmula 1 pela primeira vez na carreira. Apesar de cometer um erro logo na largada e perder a liderança do GP de Las Vegas para Max Verstappen, o piloto da McLaren mantém uma boa distância para seus principais rivais.

Restando apenas duas corridas na temporada (Qatar, com sprint, e Abu Dhabi), a diferença de Norris é de mais de 40 pontos.

  1. Lando Norris (McLaren) – 408 pontos

  2. Oscar Piastri (McLaren) – 378 (30 atrás de Norris)

  3. Max Verstappen (Red Bull) – 366 (42 atrás de Norris)

A pontuação na F1 é distribuída da seguinte maneira:

  1. 25 pontos (8 na sprint)

  2. 18 (7 na sprint)

  3. 15 (6)

  4. 12 (5)

  5. 10 (4)

  6. 8 (3)

  7. 6 (2)

  8. 4 (1)

  9. 2 (0)

  10. 1 (0)

Por isso, a conta de Lando é simples: ele precisa de ‘apenas’ 29 pontos para garantir matematicamente o título do Mundial de Pilotos em 2025.

Ou seja, mesmo que Oscar Piastri vença todas as próximas corridas, somando 58 pontos, bastaria Norris ficar em duas vezes em terceiro lugar, conquistar 30 pontos e erguer a taça, desconsiderando a sprint. Se terminar a sprint em na vice-liderança, precisaria terminar em quarto nas duas corridas principais para ser campeão.

Para conquistar o título já na próxima semana, porém, precisa apenas terminar à frente de Piastri, independente da posição, e que Max Verstappen não some mais que 16 pontos.

Em relação ao rival de Red Bull, a situação é ainda mais confortável. Norris precisa apenas de 17 pontos (equivalente a um segundo lugar na corrida principal de Catar ou Abu Dhabi) para tirar o neerlandês da disputa.

Para Max vencer o pentacampeonato, precisa ganhar todas as corridas, sprint e principais, além de torcer para Norris não ter mais que uma terceira colocação (e não pontuar em outra prova) ou, no máximo, dois sextos lugares, desconsiderando a sprint da próxima semana.

É claro, uma batida ou desqualificação no Qatar pode deixar o campeonato bem aberto para Abu Dhabi. Mas em circunstâncias, corridas seguras, sem correr grandes riscos devem valer o título para Norris.

Compartilhe:

Veja também: