O influenciador paraibano Hytalo Santos e seu companheiro foram presos nesta sexta-feira, 15, em Cotia (SP). O influencer é alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por suspeita de exploração e exposição de menores em conteúdos para redes sociais.
A ação também resultou na detenção de Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, que é companheiro de Hytalo. As ordens de prisão foram emitidas pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, Paraíba.
Um vídeo do g1 mostra Hytalo e seu companheiro ao serem informados sobre a prisão.
O caso contra influenciador ganhou destaque depois de o influenciador Felipe Bressanim, conhecido na internet como Felca, citá-lo como exemplo de “adultização” de crianças e adolescentes.
Tentativas de prisão


Na quinta-feira 14, a Justiça da Paraíba autorizou busca na residência do influenciador em João Pessoa, resultando na apreensão de um computador e celulares. Os policiais, com permissão para arrombar portas se necessário, conseguiram acessar o imóvel.
No dia anterior, quarta-feira, 13, agentes de segurança já haviam tentado cumprir mandado no mesmo endereço, mas não localizaram ninguém no local, encontrando a casa fechada durante a diligência.
Decisões contra Hytalo Santos
O juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara de Bayeux, foi responsável por expedir os mandados de prisão. Na decisão, o magistrado declarou que “há fortes indícios” de crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular, divulgação de vídeos nas redes sociais e constrangimento de menores.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Entre as medidas judiciais adotadas, está o bloqueio das redes sociais do influenciador desde terça-feira, 12. A promotora Ana Maria França conseguiu a desmonetização dos vídeos, impedindo que Hytalo tenha lucro financeiro com os conteúdos publicados.
Também ficou proibido qualquer contato entre ele e os adolescentes mencionados nos processos, em decisão considerada provisória.