Em operação conjunta concluída no último sábado (20) pelo Ibama e pela PRF, em Pernambuco, foram aplicados mais de R$ 320 mil em autos de infração por irregularidades no transporte de madeira.
A ação fiscalizatória iniciada no dia 8 deste mês foi deflagrada nos municípios de Arco Verde, Petrolina e Salgueiro, no sertão do estado, e teve como objetivo coibir o transporte irregular de produtos florestais e garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente.
Dezenove autos de infração foram lavrados por transporte irregular de 928,79 m³ de madeira serrada, que não tinha Guias Florestais consideradas válidas, conforme análise feita. A quantidade equivale a aproximadamente 19 caminhões carregados do produto.
Os agentes ambientais aplicaram, também, quatro autos de infração por transporte irregular de 144,09 m³ de estacas de madeira sabiá e de jurema com Documentos de Origem Florestal (DOFs) considerados inválidos.
Os agentes apuraram que as cargas tinham como origem os biomas Amazônia e Caatinga.
Além dos municípios de Salgueiro, de Parnamirim, de Serra Talhada e de Verdejante, as seguintes organizações de Pernambuco receberam doações dos produtos florestais apreendidos:
- Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA);
- Exército Brasileiro;
- Corpo de Bombeiros;
- Unidades do Instituto Federal (IF);
- Diocese de Salgueiro.
A destinação da madeira apreendida segue o previsto na legislação, promovendo a reutilização responsável dos recursos e beneficiando diversas comunidades locais.
*Sob supervisão de Victor Faverin